Entender a emoção humana é essencial para o desenvolvimento pessoal. Reconhecimento das emoções, como a paixão e a inveja, ajuda a manter a mente focada, evitando a perda da concentração e a sensação de inquietude.
A vocação pode ser definida como a combinação de habilidades, interesses e valores que distingue um indivíduo de outro. Alguns norte-americanos, como o filósofo e escritor Buckminster Fuller, alcançaram sucesso ao longo de suas vidas ao seguir sua vocação. A ideia é que ao trabalhar com propósito, todos os dias se tornam mais significativos, mesmo que não haja perfeição.
A realização de uma carreira satisfatória muitas vezes é resultado da alinhamento com a vocação de cada pessoa. Isso significa que, ao longo do caminho, é comum enfrentar fases de desmotivação, dúvidas e cansaço. No entanto, ao permanecer atento ao seu propósito e missão, é possível superar esses obstáculos e seguir em frente. A identidade de uma pessoa é construída em torno de sua vocação e propósito. Portanto, o chamado de cada um deve ser ouvido, e o caminho para alcançar sua vocação deve ser seguido com cuidado e determinação.
Descobrindo a Vocação: Um Caminho para a Realização
A vida pode parecer um labirinto sem fim, especialmente quando se sente que a carreira não está alinhada com a identidade e o propósito. No entanto, quando encontramos nossa vocação, tudo muda. Aqueles que ainda não encontraram seu chamado vital podem apresentar alguns comportamentos que, embora não sejam óbvios, podem ser pistas importantes para encontrar o caminho certo.
Essa Inveja Não É Sobre o Que Você Tem, Mas Quem Você Quer Ser
A inveja é uma emoção humana comum que pode nos levar a refletir sobre o que realmente queremos da vida. Essa inveja não é sobre ter o dinheiro, a fama ou o poder dos outros, mas sim sobre ter o mesmo nível de paixão e realização em nossa própria vida. Da próxima vez que sentir uma pontada de inveja, reserve um momento para refletir sobre o que você realmente inveja, pois pode ser uma pista importante para encontrar sua verdadeira vocação.
Quando a Satisfação Não É O Sucesso
Se você tem todos os ingredientes que deveriam estar presentes para o sucesso, segundo os padrões sociais, e ainda não se sente satisfeito, talvez você não tenha encontrado o seu propósito ou não esteja entendendo o sucesso como ele realmente é. Pense na sua vida e no bem-estar que você sente com ela. Essa falta de satisfação é um sinal sutil de que algo não se encaixa no quebra-cabeça da sua vida. Você pode ter sucesso no seu trabalho, mas se apesar disso não sentir satisfação e bem-estar, talvez seja hora de reavaliar o que você realmente deseja da vida.
A Importância da Concentração e da Paixão no Trabalho
Quando você encontra sua vocação, ao realizar tarefas relacionadas a ela você alcança concentração absoluta, o que pode ser comparado à mente como a água. O pensamento flui, você tem mais criatividade, o trabalho é feito com menos esforço e o tempo passa inexplicavelmente rápido. Porém, sem um propósito tenderemos a perder a concentração facilmente, e no nosso trabalho o tempo passará lentamente. Além disso, você pode ter uma sensação constante de que algo está faltando, de que deveria estar fazendo outra coisa.
A Busca Constante por Novidades: Um Sinal de Que Provavelmente Você Está Sem a Sua Vocação
Embora estudos sugiram que a mudança de emprego está se tornando cada vez mais comum, especialmente entre os millennials, talvez a verdadeira razão para tantas mudanças seja que procuramos encontrar a nossa vocação. Você está sempre em busca de novidades, dentro e fora do trabalho, ou tem dificuldade em se comprometer com hobbies porque prefere explorar outras opções. Isso pode ser um sinal de que você ainda não encontrou sua verdadeira vocação, e que a mudança constante pode ser um caminho para a realização.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo