Premiação considerada o ‘Oscar da TV internacional’ ocorreu em Nova York, com estatueta para indicados em categorias como novela, minissérie, documentário, ator e atriz.
O Brasil, novamente, não obteve reconhecimento no Emmy Internacional 2024. Seu documentário ‘O som da chuva’ não foi sequer indicado, apesar de ter sido divulgado como um dos favoritos em cinco categorias.
Em entrevistas, o diretor Luiz Bolognesi lamentou a falta de inclusão de seus trabalhos em categorias específicas. Ele argumentou que esses documentários são ‘imersos em análises sociais’ e que a falta de reconhecimento do Brasil nos Emmy Internacional 2024 demonstra uma desigualdade na distribuição de premiações nos documentários.
# O Oscar da TV Internacional Celebra a Excelência Global
A cerimônia do Emmy Internacional 2024 foi um evento marcante no cenário da televisão internacional, realizada na noite de segunda-feira (25) em Nova York. A presença de brasileiros notáveis, como Isadora Cruz, atriz da novela Volta por Cima, que apresentou a categoria de Melhor Novela, e Julio Andrade, ator de Betinho: No Fio da Navalha, que competia no prêmio de Melhor Ator, foi um destaque. Estiveram presentes também Jaqueline Sato, Theresa Fonseca, Danni Suzuki, Deca Farroco, superintendente de projetos da Fundação Roberto Marinho, e Lucca Messer, diretor do documentário Transo, que concorria na categoria Melhor Documentário.
# Retrospectiva da Noite de Gala
Julio Andrade, que disputava a categoria Melhor Ator com Betinho: No Fio da Navalha, viu a estatueta ficar com o ator Timothy Spall, de The Sixth Commandment, do Reino Unido. O documentário Otto Baxter: Not a Fing Horror Story, também do Reino Unido, levou na categoria Melhor Documentário, que tinha o brasileiro Transo, de Lucca Messer, entre os indicados. A cena da noite foi a emoção de Elen Clarice e Julio Andrade, apesar da competição.
# A Vitoria de Timothy Spall
Na categoria Minissérie ou Filme para TV, Anderson Spider Silva, sobre o lutador brasileiro Anderson Silva não levou e o prêmio foi para o alemão Depois da Cabana. A Animação para Crianças brasileira Acorda, Carlo! não levou e a categoria ficou com mais um britânico: Tabby McTat. Outra categoria infantil, Live-Action para Crianças, que tinha o brasileiro Escola De Quebrada, quem se deu melhor foi o dinamarquês En af Drengene.
# Lista de Indicados e Vencedores
– Programa de Artes: Pianoforte (Polônia) (VENCEDOR), Robbie Williams (Reino Unido), Virgilio (Argentina), Who I Am Life (Japão)
– Melhor Ator: Julio Andrade por Betinho: No Fio da Navalha (Brasil), Haluk Bilginer por Sahsiyet (Turquia), Laurent Lafitte por Tapie (França), Timothy Spall por The Sixth Commandment (Reino Unido) (VENCEDOR)
– Melhor Atriz: Adriana Barraza por O Último Vagão (México), Aokbab-Chutimon Chuengcharoensukying por Fome (Tailândia) (VENCEDORA), Sara Giraudeau por Tout va bien (França), Jessica Hynes por There She Goes (Reino Unido)
– Melhor Comédia: Uma Dose Diária de Sol (Coréia do Sul), Deadloch (Austrália), Divisão Palermo (Argentina) (VENCEDOR), HPI – Terceira Temporada [HIP] (França)
– Documentário: A Bilionária, o Mordomo e o Namorado (França), Otto Baxter: Not a Fing Horror Story (Reino Unido) (VENCEDOR), The Exiles (Singapura), Transo (Brasil)
– Série Dramática: Les Gouttes de Dieu (França) (VENCEDOR), The Newsreader (Austrália), O Gerente da Noite (Índia), Iosi, o Espião Arrependido (Argentina)
Fonte: © Revista Quem
Comentários sobre este artigo