Claus voltará a apitar um Choque-Rei; no último, ao expulsar Rafinha, o lateral acusou o árbitro de ser palmeirense, meio de semana, polêmicas.
O embate entre Flamengo e Fluminense no próximo sábado (17), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, será um teste para a arbitragem em meio às polêmicas recentes no futebol nacional.
Os árbitros terão que mostrar juízo e equilíbrio em suas decisões durante o clássico carioca, pois qualquer arbitragem equivocada pode influenciar diretamente no resultado final da partida.
Polêmicas no Choque-Rei envolvendo arbitragem
Mas, como não poderia deixar de ser, já começa quente, especialmente diante das últimas controvérsias no Choque-Rei. O árbitro designado para o confronto é Raphael Claus. Ele voltará a julgar um duelo entre as equipes cerca de dez meses após ser acusado por Rafinha de ‘ser palmeirense’. Na ocasião, ao ser expulso na derrota do São Paulo por 5 a 0, o lateral ficou muito irritado e saiu disparando: ‘O Claus é palmeirense, ele é palmeirense’. Essa é apenas uma das últimas decisões que envolveram arbitragem no clássico. Em 2022, após o Palmeiras ser eliminado da Copa do Brasil pelo Tricolor, a presidente Leila Pereira disse que o clube ‘sofreu prejuízos esportivos e financeiros irreparáveis e de gravidade extrema’. Na ocasião, o VAR não traçou uma linha de impedimento antes de pênalti marcado em Calleri, que foi convertido e iniciou a classificação são-paulina. ‘Não resta mais qualquer dúvida de que houve erro de protocolo na arbitragem do jogo contra o São Paulo. Assim como não há qualquer dúvida de que o atleta da equipe adversária estava em posição de impedimento, algo que a tecnologia detecta com extrema facilidade’, disse a mandatária, em nota. O árbitro de campo era Leandro Pedro Vuaden. No VAR estava Emerson de Almeida Ferreira. Em março deste ano, foi a vez do São Paulo se sentir injustiçado. O presidente Julio Casares se irritou após o empate por 1 a 1 pela penúltima rodada do Campeonato Paulista, apontando três supostos erros: um pênalti assinalado a favor do Palmeiras, um pênalti não marcado para o São Paulo e a não expulsão do volante Richard Ríos por uma entrada em Pablo Maia no lance que terminou com gol de Alisson. ‘A Federação Paulista que nós apoiamos, que faz o melhor campeonato do Brasil, não pode atuar dessa forma. Eu vi um auxiliar do árbitro xingando o Calleri, eu vi o auxiliar do Abel rindo, ironizando. Chega do Abel apitar jogo do Paulistão. Ou a federação tem força e autonomia ou nós vamos repudiar, inclusive em todas as instâncias’, afirmou o mandatário tricolor. ‘Não se faz futebol assim e nós vamos reagir. Aqui no Morumbis não vai mais acontecer isso. O futebol paulista hoje está de luto’, completou. O árbitro à ocasião foi Matheus Delgado Candançan. O clima de reclamações com arbitragem também tem a ver com o retrospecto recente de decisões que colocaram Palmeiras e São Paulo frente a frente. As equipes se enfrentaram em mata-mata da Copa do Brasil de 2022 e 2023, nas finais do Paulistão de 2021 e 2022 e na Supercopa do Brasil de 2024. Claus, por sinal, faz parte de boa parte desses confrontos recentes. O Choque-Rei deste domingo será o 7º apitado pelo juiz desde 2020. Próximos jogos do Palmeiras: São Paulo (C) – 18/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão Botafogo (C) – 21/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores – Transmissão do Disney+ Cuiabá (C) – 24/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão Próximos jogos do São Paulo: Palmeiras (F) – 18/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão Nacional (C)
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo