Comparar preços pode levar a uma economia de até 200% em alimentos básicos da estação, como néctar, e produtos da ceia farta.
Um dos maiores desafios para quem organiza essas festas é montar uma ceia que atenda às expectativas de todos os convidados, sem queimar o orçamento, o que significa economizar em ingredientes de alta qualidade, como o frango assado e o bife a cavalo.
Provavelmente, teremos uma ceia melhor em 2023 do que em 2022. Os preços dos ingredientes têm aumentado, mas não ficamos atrás em qualidade. Para não se comprometer, se pode optar por frangos embutidos, como o frango ao molho de pimentão, o frango caipira, o frango defumado ou o frango no molho de palmito.
Estratégias para Economizar na Ceia de Natal e Réveillon
O aumento nos preços dos alimentos básicos da ceia, como carnes e frutas, tem preocupado muitas famílias no ano corrente. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços de carnes como lombo, pernil e filé mignon aumentaram entre 15% e 20%, em relação ao mesmo período do ano passado. Frutas como pêssego, uva e morango, bem como bebidas como néctar de laranja e néctar de morango, registraram altas significativas nos preços. Diante desse cenário, é fundamental planejar com antecedência e fazer escolhas conscientes para manter as contas no azul e aproveitar o momento de confraternização.
A educadora financeira Daiane Alves destaca a importância de manter as contas equilibradas em momentos de confraternização. ‘Nesse momento do ano, somos tomados por sentimentos que podem fazer com que a gente desvie do foco, que é manter as contas equilibradas. Mas é possível montar uma linda ceia sem comprometer o orçamento,’ afirma Alves.
Para economizar na ceia de Natal e Réveillon, é possível seguir algumas estratégias:
Comece os preparativos com antecedência: assim dá tempo de organizar o local, os convidados e o cardápio sem ter que resolver tudo de última hora. ‘Quando nos organizamos em cima da hora tendemos a optar por alimentos tradicionais que, devido a época do ano, tendem a estar mais caros e podem extrapolar o orçamento,’ reforça Alves.
Opte por utilizar produtos da estação (frutas, legumes e verduras): isso fará com que economize nas compras e, além disso, busque receitas mais simples ou analise a possibilidade de trocar alguns ingredientes de pratos típicos. Com poucos ingredientes e com criatividade é possível realizar pratos saborosos para a ceia.
Compare os preços: ao preparar com cuidado a lista de compras, é possível realizar uma pesquisa de preços entre os estabelecimentos, o que pode acarretar em uma economia de mais de 200%. Existem grupos no Whatsapp e aplicativos que já fazem essa comparação de preços dos produtos.
Divida os custos e colabore: para reduzir gastos e tornar os preparativos mais leves, peça que cada família ou grupo de amigos contribua com um prato ou uma sobremesa. ‘Além de economizar, essa prática torna o momento mais colaborativo e especial,’ comenta a educadora financeira.
Organize a demanda por bebidas: tem sido bastante comum os convidados levarem suas próprias bebidas para as celebrações conforme as preferências de consumo. Nesse caso, uma boa opção pode ser reunir todos os que preferem o mesmo tipo de bebida, por exemplo, e comprá-las em um local que venda por atacado.
Use a tecnologia a seu favor: considere a possibilidade de fazer as compras pelos aplicativos de supermercados, sem sair de casa. Frequentemente, essas lojas oferecem cupons de desconto, cashback e até frete grátis. Além de economizar tempo, essa é uma boa maneira de economizar recursos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo