ouça este conteúdo
UBSs funcionarão no sábado das 8h às 17h para vacinação contra poliomielite e imunizantes do calendário de rotina.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo está promovendo uma ação importante neste sábado (8) focada na vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, para crianças com menos de 5 anos de idade. Serão disponibilizadas 471 unidades básicas de Saúde (UBSs) para garantir que todas as crianças sejam imunizadas, das 8h às 17h, reforçando a importância da vacinação para a saúde pública.
Além disso, é fundamental ressaltar que a imunização é uma medida preventiva essencial para proteger não apenas as crianças, mas toda a comunidade contra doenças graves. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a propagação de doenças infecciosas, garantindo a saúde e o bem-estar de todos. Portanto, participe dessa campanha e ajude a promover a imunização em nossa cidade, contribuindo para um futuro mais saudável e seguro para todos.
Vacinação contra Poliomielite em Unidades Básicas de Saúde
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são integradas às assistências médicas ambulatoriais (AMAs) e que já abrem aos sábados para vacinação, o horário de funcionamento será das 7h às 19h. A campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade de São Paulo teve início em 27 de maio e faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que se estende até 14 de junho, com o intuito de reduzir o risco da reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O público-alvo da campanha é de 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano e 459.817 crianças de 1 a menores de 5 anos.
As crianças menores de 1 ano são imunizadas com a VIP, conforme a situação vacinal para o esquema primário – que consiste em três doses aos dois, quatro e seis meses de idade. Até quarta-feira (5), foram aplicadas 37.881 doses da vacina. A cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023 na capital paulista foi de 90,67%.
A vacinação é fundamental para a imunização contra a poliomielite e a prevenção do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que está erradicado no país desde 1994. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode resultar em paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, podendo levar à morte em casos graves.
Além da vacinação contra a pólio, serão disponibilizados os imunizantes do calendário do PNI para a atualização de carteirinhas. As UBSs fornecerão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para os estudantes que forem se vacinar, ou para os pais e responsáveis, a ser entregue preenchida nas unidades educacionais. Também serão oferecidas as vacinas contra influenza (ampliada para toda população acima de 6 meses de idade) e contra a covid-19 para o público prioritário, incluindo a vacinação de idosos acamados ou residentes em instituições de Longa Permanência, além da busca ativa de faltosos de vacinação de rotina.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo