Desde 2021, empresa chega em primeiro bilhão de rédees com milhão de assinantes: maior, regional, milhões de clientes, faturamento, bilionário, da internet. Primeiros anos: leveza, cinco linhas, bancário, investimentos. Preocupações corporativas, primeiro contato, discada, sua era. Provedor, clientes, rédees.
O desktop (DESK3), principal provedor regional de serviços de internet (ISP) do interior de São Paulo, atingiu a marca de um milhão de assinantes em sua base e está previsto para atingir receita bilionária pela primeira vez neste ano. Fundada em Sumaré, no interior de São Paulo, a empresa iniciou suas operações na época do acesso discado à internet, tornou-se pública em 2021 e expandiu significativamente por meio de diversas aquisições.
Além disso, o desktop tem focado em parcerias estratégicas com outros provedores de internet (ISP) para expandir sua atuação em novas regiões, consolidando sua posição como líder de mercado. Com a crescente demanda por conectividade e serviços digitais, a empresa tem investido em infraestrutura e tecnologia para oferecer uma experiência de acesso à internet cada vez mais rápida e confiável, destacando-se no setor de telecomunicações.
Desktop: O Surgimento de um Gigante Regional
Mas não é um desejo de seu fundador que a empresa se transforme em uma big telco, status das grandes empresas de telecomunicações do país. Pelo contrário, não é essa a cultura que ele vislumbra para a Desktop.
Denio Alves Lindo, CEO e fundador da Desktop, mencionou em uma entrevista ao podcast Do Zero ao Topo que não acredita que uma sede luxuosa e altos salários sejam o que atrai os melhores talentos. Para ele, o real desafio está em fazer algo novo, algo que faça a pessoa se sentir valorizada pelo diferencial da entrega.
Antes de dar vida à Desktop em 1996, Denio trabalhou em uma grande corporação, atuando como projetista de produtos na IBM de Sumaré, onde teve seu primeiro contato com a era da internet, em uma época em que poucos tinham acesso à rede. Essa experiência foi inspiradora para a criação da Desktop, pois não apenas mostrou o potencial do mercado, mas também as dificuldades enfrentadas em estruturas corporativas engessadas.
Denio compartilhou que dentro da IBM, percebia uma resistência significativa à implementação de boas ideias, um corporativismo que impedia a evolução e inovação. Essas preocupações moldaram sua visão e estratégia para a Desktop, buscando evitar armadilhas que minassem a agilidade e criatividade no ambiente de trabalho.
Desktop teve um início modesto, com apenas cinco linhas telefônicas nos primeiros anos. Denio relembra a época em que ele mesmo atendia os clientes, mostrando a simplicidade e a dedicação inicial da empresa. A falta de recursos financeiros no início levou a uma operação enxuta, dependendo da geração de caixa para financiar os investimentos.
Com o passar dos anos, a Desktop cresceu organicamente, realizando 10 aquisições estratégicas no setor. Denio reflete sobre a decisão de não ter buscado mais capital no início e reconhece que um mindset mais ousado poderia ter acelerado o crescimento da empresa. Atualmente, a Desktop mira em aquisições maiores e oportunidades estratégicas para solidificar sua posição no mercado.
A trajetória da Desktop é um exemplo de como uma abordagem ágil e inovadora pode transformar um provedor regional em um gigante bilionário, focando na qualidade do serviço e na satisfação do cliente como principais diferenciais.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo