No país, o 1% mais rico ganha 32 vezes mais que a metade mais pobre; e na base dessa pirâmide, tentam sobreviver mais de 20 milhões de pessoas que não têm sequer o que comer todos os dias.
Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Desigualdades globais têm sido um grande desafio para a humanidade. A luta contra a pobreza é uma batalha constante que requer ações imediatas. A sociedade precisa se unir para diminuir a desigualdade, oferecendo oportunidades iguais para todos os cidadãos.
.
Desigualdade persistente: Belíndia meio século depois
Ainda na década de 1970, o economista Edmar Bacha criou o termo Belíndia, uma fábula que descreve um país cujas condições socioeconômicas seriam um mix entre a riqueza da Bélgica e a pobreza da Índia. Meio século depois, esse país continua se equilibrando nas mesmas contradições – seu 1% mais rico ganha 32 vezes mais que a metade mais pobre; e na base dessa pirâmide, tentam sobreviver mais de 20 milhões de pessoas que não têm sequer o que comer todos os dias. ‘Se um marciano viesse à Terra e tivesse que conhecer um país para entender a realidade do planeta, o Brasil seria a melhor opção’, afirma Pedro Fernando Nery, consultor de economia no Congresso e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Entrevistado por Julia Duailibi, o economista explica por que o país é ‘um caso emblemático’ que resume as desigualdades globais. Ele também relata o que viu durante o período de pesquisa de seu recém-lançado livro ‘Extremos: um mapa para entender as desigualdades no Brasil’, quando foi presencialmente a oito lugares que exemplificam as diferenças de renda, de oportunidades e de expectativa de vida no país.
Desigualdades globais e a pirâmide social brasileira
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O que você precisa saber:
- Desigualdade: 10% mais ricos ganham 31 vezes o salário dos mais pobres nas regiões metropolitanas
- Desigualdade persistente: desigualdade no Brasil caiu no início do ano, mas todos ficaram mais pobres
- Pobreza e expectativa de vida: pobreza social bate recorde e atinge 64,6 milhões de brasileiros, diz estudo
- Desigualdades em destaque: Brasil coloca o combate à pobreza e à desigualdade como pontos centrais das reuniões do G20
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Hoje na apresentação: Julia Duailibi.
Expectativa de vida e desigualdade: um mapa para entender o Brasil
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo