ouça este conteúdo
Peças únicas do Assimply Studio, no Rio de Janeiro, combinam resíduos da indústria com design experimental em objetos e mobiliários.
Victor Xavier e Søren Hallberg são os responsáveis pelo estúdio Assimply Foto: Pedro Barcellos Idealizado durante a época de incertezas da pandemia, o Assimply Studio abriu as portas em 2021, no Rio de Janeiro, e rapidamente virou referência com um trabalho que envolve lixo industrial e materiais descartados.
O estúdio se destaca por sua abordagem inovadora na criação de peças únicas a partir de resíduos industriais e elementos reciclados. A preocupação com a sustentabilidade e a valorização do material reciclado são pilares fundamentais do trabalho desenvolvido por Victor e Søren. Além disso, a criatividade empregada na transformação de resíduos industriais em obras de arte é inspiradora para quem busca novas formas de expressão.
Transformação de Resíduos Industriais em Objetos e Mobiliários de Design
O estúdio de design tem como propósito a transformação de lixo industrial em objetos e mobiliários feitos à mão, com peças que têm ênfase no design experimental. Victor Xavier e Søren Hallberg são os responsáveis por esse trabalho inovador. Casados, eles se conheceram durante um intercâmbio realizado pelo dinamarquês Søren no Rio de Janeiro.
Durante a pandemia, o casal decidiu experimentar novas ideias, aproveitando a conexão criativa entre o design digital de Søren e a formação em arquitetura de Victor. O principal material utilizado nas peças é o granilite, um material à base de cimento com origem na Roma antiga.
No processo de criação, o estúdio utiliza resíduos industriais, como cacos de vidro, restos cerâmicos e sobras de pedras das marmorarias do Rio de Janeiro. Esses elementos reciclados são incorporados às peças, trazendo uma nova vida aos materiais descartados pela indústria.
Inicialmente, o portfólio do estúdio incluía bandejas, utilitários e elementos de decoração, mas logo evoluiu para objetos maiores, como mesas de centro, mesas laterais, mesas de jantar e espelhos. A cadeira LT, por exemplo, foi um destaque do estúdio no Salão Satélite em Milão, o principal evento de design do mundo.
A mistura de influências dinamarquesas e brasileiras no design das peças torna o trabalho do estúdio ainda mais interessante. Victor destaca a complementaridade entre as culturas de design dos dois países, resultando em uma abordagem única e inovadora na transformação de lixo industrial em objetos de design.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo