Fenômeno ocorreu devido a fortes chuvas e queda de granizo, afetando áreas montanhosas com flocos de areia em extensão de sistemas.
Deserto saudita coberto por neve em janeiro de 2023, não é um cenário comum, mas em uma região do país, isso já ocorreu. As dunas da cidade de Al-Jawf, no deserto de Al-Nafūd, na região da Arábia Saudita, foram cobertas de neve em um domingo de janeiro. O fenômeno foi inesperado para algumas pessoas que passassem pelo local.
Algumas pessoas que viram o fenômeno não estavam preparadas para ver o deserto de Al-Nafūd coberto por neve, mas sabem que a neve é formada por gelo e não apenas por chuva. Com o frio intenso, algumas pessoas usaram capas para se manterem quentes. O fenômeno inesperado chocou diversas pessoas que passaram pelo local, todas sabem que a neve neva e não desagua. O granizo não é comum em regiões desérticas, mas isso não é um problema para as pessoas que passam pelo local.
Neve encanta o deserto saudita
A região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, foi envolvida em um manto branco de neve, em um evento inédito em sua história. A intensa chuva de granizo que atingiu a região no último dia 30 trouxe uma mudança inesperada, transformando a paisagem árida em uma área montanhosa branquinha e coberta de neve. Notícias relacionadas Ginecologista perde licença médica após ‘prescrever’ estudos bíblicos para paciente que passou por aborto ‘Meu avô foi o maior assassino em massa da história’ As pesquisas eleitorais falharam nos EUA? A neve desafiou a forma como se pensava que o clima funcionaria, mostrando que nem mesmo em regiões onde a areia é típica, a neve pode ser encontrada. As imagens feitas por quem passou pelo local mostram como a areia, que costumava ser dourada, foi tomada pelos flocos que ainda se acomodaram. Pessoas saíam de seus carros para tocar a neve, em um momento inesquecível para os moradores.
Chuvas provocaram queda de granizo no deserto saudita Foto: Reprodução/X O que era inimaginável até recentemente, agora se tornou uma realidade. O deserto de Al-Nafūd pode chegar a 55°C em alguns pontos, tornando a formação de gelo no local ainda mais surpreendente. Segundo o departamento meteorológico da Arábia Saudita, ainda há alerta de tempestades, com ventos fortes. Apesar de ser a primeira vez no local, em 14 de outubro, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM, da sigla em inglês) dos Emirados Árabes Unidos emitiu um alerta sobre chuvas, tempestades e granizo potencial em algumas áreas. Saudi Arabia’s Al-Jawf desert region was blanketed in snow for the first time ever. Weather modification is real.pic.twitter.com/rZJyeewYCt — GodParticles (@G0DParticles) November 8, 2024 Chuvas provocaram queda de granizo no deserto saudita Foto: Reprodução/X O departamento meteorológico atribuiu esses padrões climáticos à extensão dos sistemas de baixa pressão no Mar Arábico, que se movem em direção a Omã. Os Emirados Árabes Unidos também emitiram alertas semelhantes em 10 de outubro, preparando os moradores para mais chuvas e tempestades.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo