Compre meia-entrada no Rock in Rio com a CIE em sites de ingresso; entenda a Carteira de Identificação Estudantil: documento de identificação para estudantes.
🔍 Rock in Rio 2024: confira 7 dicas para garantir sua entrada online 🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: fique por dentro das principais novidades, guias e análises Veja Mais A CIE, no entanto, tem gerado incertezas entre os estudantes que vão a shows e não têm certeza se podem usar suas próprias carteirinhas feitas pelas faculdades.
Para evitar problemas na hora de entrar nos eventos, é fundamental ter em mãos um Documento de Identificação válido, como a Carteira de Estudante. A CIE é o documento oficial que garante aos estudantes descontos e benefícios em diversas situações. Portanto, fique atento e sempre leve sua Carteira de Estudante ao participar de eventos que oferecem vantagens aos estudantes.
CIE: Carteira de Identificação Estudantil e Documento Nacional do Estudante
Segundo levantamento realizado pelo TechTudo, as plataformas de venda de ingressos geralmente não impedem os clientes que informam o número de matrícula da faculdade durante a compra. No entanto, é importante ressaltar que utilizar a meia-entrada destinada a estudantes sem ser um estudante é considerado ilegal.
A Carteira de Identificação Estudantil, também conhecida como CIE ou Documento Nacional do Estudante, é um documento válido em todo o território nacional, criado para atender às exigências da Lei da Meia-Entrada. Essa lei beneficia estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, técnico, graduação e pós-graduação.
A CIE segue um padrão nacional que é atualizado anualmente para evitar falsificações. Ela possui diversos elementos de segurança, como QR Code e tramas especiais, que garantem a autenticidade do documento e a proteção do estudante.
Diversas entidades estão autorizadas a emitir a Carteira de Identificação Estudantil, incluindo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e entidades estudantis locais. Os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e os Centros e Diretórios Acadêmicos também têm essa prerrogativa, desde que sigam as normas oficiais de emissão.
O custo para obter a CIE é de R$ 45, mais o valor do frete, ao solicitar pelo site ‘www.documentodoestudante.com.br’. Estudantes de baixa renda têm direito a solicitar a carteira gratuitamente, mediante apresentação do ID Jovem, que oferece descontos em transporte coletivo interestadual e outros benefícios.
Para solicitar a Carteira de Identificação Estudantil, é necessário apresentar uma foto recente digitalizada ou tirada pelo celular, um documento de identificação com foto (RG, CNH, RNE ou passaporte) ou certidão de nascimento para menores de 13 anos, e um comprovante de matrícula do ano vigente.
Para iniciar o processo de solicitação da CIE, acesse o site oficial e siga as instruções fornecidas. É fundamental seguir todas as etapas corretamente para obter o documento de forma válida e legal.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo