Mensagens falsas de Detran induzem vítimas a site falso e pagamento, afirmam ser legítimas, mas não são.
Um golpe de grande magnitude está ocorrendo no Brasil, com golpes fraudulentos atraindo vítimas por meio de notificações falsas sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens são enviadas pelo celular, alegando que o motorista perderá o documento se não clicar em um link, mas a comunicação é uma fraude.
Essas notificações são enviadas pelo celular, trazendo informações falsas sobre suspensão da CNH e sugerindo que o motorista perderá o documento se não clicar em um link. Isso é uma tentativa de fraude, buscando atrair vítimas. É importante verificar a autenticidade das notificações antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. O governo federal não envia mensagens por SMS pedindo que o usuário clique em um link para acessar informações da CNH.
Alerta: Golpe da CNH atinge 18 estados e o Distrito Federal
A mensagem falsa, enviada inclusive para quem não tem carteira de motorista, induz a pessoa a acessar um site falso para supostamente obter mais detalhes sobre a suspensão da CNH. No entanto, as autoridades de trânsito não enviam comunicações por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e tampouco fazem contato por telefone. Por isso, a orientação é ignorar os avisos falsos que chegam no celular.
Os contatos com os condutores e proprietários de veículos são realizados prioritariamente por meio de correspondências devidamente identificadas, na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), enviadas via Correios. A Associação Nacional dos Detrans (AND) alerta que há notificações de fraudes sobre CNH em 18 estados e no Distrito Federal e pede que os condutores que receberem a notificação denunciem o caso à Ouvidoria do Detran ou à Polícia de seu estado.
O golpe da CNH: como funciona e como se proteger
O golpe da CNH é semelhante aos que tentavam se passar pela Receita Federal e pelos Correios. Ao clicar no link da mensagem falsa, a vítima é direcionada para um site falso da Carteira Digital de Trânsito e é levada a preencher os dados em uma página, também falsa, do gov.br. Depois de digitar o CPF, o site mostra dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, ele mostra o aviso falso sobre a suspensão da CNH. No fim do procedimento para supostamente regularizar a habilitação, a página mostra o valor de uma taxa e um link para gerar a guia de pagamento, que, na verdade, envia o dinheiro para os golpistas.
Indícios que apontam fraude e como se proteger
Neste caso, somente clicar no link não oferece riscos como vírus para o dispositivo, já que o objetivo é levar a pessoa a fazer um pagamento. No entanto, existem alguns indícios que apontam que uma mensagem é falsa e podem te ajudar a não cair em um golpe. Veja abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude:
Os golpistas tentam atrair a vítima com mensagens de texto com links ou solicitações de dados – os Detrans não usam esses canais em suas comunicações com motoristas. O link não tem o final ‘.gov.br’, usado por sites de órgãos públicos – neste caso, ele termina com ‘.tax’. Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que a CNH será suspensa, o que leva a vítima a clicar no link e seguir as instruções. O texto não segue padrão de mensagens oficiais e, algumas vezes, não tem acentuação e pontuação corretas. O autor da mensagem tenta se passar por um órgão oficial, mas ao clicar no contato, não há mais informações sobre o número que enviou o SMS.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo