ouça este conteúdo
Empréstimo para baixa renda, acesso difícil a crédito, juros altos, reclamações em redes sociais.
Uma forma de empréstimo que está disponível no mercado e não possui regulamentação específica do Banco Central (BC) está causando insatisfação entre os consumidores.
Alguns consumidores estão enfrentando dificuldades ao solicitar crédito em instituições financeiras devido à falta de clareza nas condições oferecidas.
Tipos de Empréstimo e Concessão de Crédito: O Mercado de Crédito com Garantia de Celular
A variedade de concessão de crédito solicita o celular do cliente como garantia e, se a dívida não for paga, o celular é bloqueado. O mercado de crédito com garantia de celular é direcionado para indivíduos de classes mais baixas, com taxas de juros que podem atingir mais de 600% ao ano. O celular do cliente é a única segurança do empréstimo. Em situações de não pagamento, o usuário perde o acesso aos aplicativos e o aparelho fica inutilizável. Para recuperar o controle total do telefone, é necessário quitar a dívida.
Concessão de Crédito e Mercado de Crédito: Controle Total do Telefone
Participar do canal do g1 no WhatsApp revelou que o Banco Central afirmou que as instituições financeiras têm a liberdade de oferecer crédito, desde que os clientes recebam informações claras sobre penalidades e possíveis riscos ao adquirir empréstimos. A reportagem indagou se o Banco Central considera o bloqueio do celular uma garantia válida em operações de concessão de crédito. O BC mencionou que as empresas têm autonomia para definir seus perfis de risco e gerenciá-los, incluindo o risco de crédito e a avaliação periódica dos instrumentos mitigadores, como as garantias recebidas.
Garantia de Celular e Concessão de Crédito: Tipos de Empréstimo e Concessão de Crédito
Para receber o valor na conta, o usuário deve baixar um aplicativo no celular, que atua como um ‘super administrador’ do dispositivo. Esse aplicativo possui permissões especiais para acessar qualquer aplicativo do telefone. O assunto se tornou viral a partir de relatos em redes sociais, como o de Jonas S. Marques, que compartilhou na rede X a experiência de sua tia com uma empresa de empréstimos. A mulher foi instruída a baixar o aplicativo para simular um empréstimo, mas teve dificuldades para removê-lo do celular após desistir.
Empréstimo e Concessão de Crédito: Controle do Celular e Reclamações
Marques mencionou que o aplicativo desabilitou o botão ‘desinstalar’, tornando a remoção difícil para quem não possui conhecimento técnico. Nas redes sociais e em plataformas como o Reclame Aqui, empresas que oferecem essa forma de crédito enfrentam críticas de usuários. A principal reclamação é a complexidade em excluir o aplicativo que bloqueia o celular, mesmo após o pagamento da dívida ou a desistência do empréstimo.
Concessão de Crédito e Mercado de Crédito: Garantia de Celular e Controle do Telefone
Ao ser contatada, a SuperSim admitiu que seu aplicativo atua como administrador do dispositivo, solicitando apenas duas permissões: a de administrador do dispositivo e a de envio de notificações. A empresa esclareceu que a permissão de administrador do dispositivo concede ao aplicativo certos privilégios para implementar políticas de segurança no dispositivo, restringindo o acesso a funcionalidades não essenciais.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo