Seguir declaração de imposto de renda no sistema: ver pendências ou divergências, programar recebimento extra, consultar prazo, status, declaração, CPF, ano, data, acessar e-Cac, nível prata/ouro no Gov.br, informar multa mínima, imposto devido, meses atraso.
A Receita Federal está programada para liberar as parcelas de restituição do Imposto de Renda 2024 a partir de 31 de maio, data final para submeter a declaração.
Os contribuintes que aguardam o retorno do imposto devem ficar atentos ao calendário de pagamentos para garantir o recebimento dentro do prazo estabelecido.
Consulta da Restituição do Imposto de Renda
Para verificar o retorno do imposto, é fundamental aguardar a liberação da consulta pela Receita Federal. Isso está previsto para o dia 24 de maio, apenas uma semana antes do prazo para o pagamento da restituição. Ao acessar o site Meu Imposto de Renda, você poderá encontrar a opção de consultar a restituição na lista de serviços disponíveis.
Como Consultar a Restituição do Imposto de Renda
Caso deseje realizar uma consulta simples, é possível clicar neste link específico para verificar o status da restituição. Será necessário informar seu CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e sua data de nascimento. Para obter detalhes mais abrangentes, recomenda-se acessar o portal e-Cac, onde é possível verificar se há pendências ou divergências em sua declaração, inclusive se ela está em processo de malha fina.
Retificação e Acesso ao e-Cac
No e-Cac, além de verificar o status da declaração, é viável corrigir possíveis equívocos identificados no documento. Para acessar o e-Cac, é imprescindível possuir uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
Consequências do Atraso na Entrega da Declaração
Aqueles que não cumprirem o prazo estabelecido para a entrega da declaração podem estar sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, que varia de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso. É importante estar atento a essas obrigações para evitar complicações futuras.
Facilidade na Declaração do Imposto de Renda
Apesar das penalidades para atrasos, declarar o imposto de renda não é uma tarefa complexa. Para orientações detalhadas sobre a Declaração de Imposto de Renda deste ano, consulte as informações disponíveis. Confira também o Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024:
– 1º lote de restituição: 31 de maio
– 2º lote de restituição: 28 de junho
– 3º lote de restituição: 31 de julho
– 4º lote de restituição: 30 de agosto
– 5º lote de restituição: 30 de setembro
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo