ouça este conteúdo
Espaços chamados de “currais” são locais de ensaios técnicos e montagem das alegorias dos bois-bumbás, para eventos oficiais e apresentações.
Às vésperas do Festival de Parintins, que ocorre no próximo final de semana, Caprichoso e Garantido estão empenhados na conclusão das alegorias e nos ensaios técnicos para suas performances.
Na Celebração de Parintins, que é um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, a rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso é intensa, com cada um buscando se destacar com suas cores e símbolos característicos.
Festival de Parintins: Celebração dos Bois-Bumbás
As atividades são realizadas nos ‘currais’, termo utilizado para se referir às casas dos dois bois-bumbás. Desde os anos 1990, o Curral Zeca Xibelão, pertencente ao Caprichoso, e o Curral Lindolfo Monteverde, do Garantido, são os locais oficiais dos bois. Nestes espaços, as apresentações anuais são preparadas com o objetivo de conquistar o título do Festival de Parintins.
Nos currais, os ensaios técnicos são realizados com afinco, pois são fundamentais para o sucesso das apresentações. As casas dos bois-bumbás são abertas para visitação, permitindo que os turistas e as respectivas torcidas conheçam de perto os elementos oficiais e participem de eventos ao longo do ano.
Festa de Parintins: Tradição e Cultura
É importante ressaltar que nos currais dos bois-bumbás há regras a serem seguidas, como a proibição de entrar com roupas e acessórios nas cores do boi rival. Placas fixadas nas paredes reforçam essa orientação, garantindo o respeito às tradições e rivalidades existentes entre Caprichoso e Garantido.
O Curral Zeca Xibelão, localizado no centro de Parintins, foi inaugurado em 1992 e homenageia o primeiro tuxaua do Boi Caprichoso. O espaço conta com um museu que narra a história do boi azul e branco, sendo aberto diariamente para visitação, a partir das 8h até o término dos ensaios.
Evento de Parintins: Vivenciando a Cultura Local
Já o Curral Lindolfo Monteverde, nomeado em homenagem ao fundador do Boi Garantido, está situado na Cidade Garantido, no bairro de São José, em Parintins. A maioria dos elementos do local é decorada com as cores vermelho e branco, características marcantes do Garantido. Localizado às margens do Rio Amazonas, o curral também está aberto para visitação diariamente, a partir das 18h.
Ao visitar os currais dos bois-bumbás, os turistas têm a oportunidade de mergulhar na rica cultura do Festival de Parintins, conhecendo de perto a história, as tradições e a paixão das respectivas torcidas. Esses locais são verdadeiros pontos de encontro para os amantes dessa festa tão emblemática da região amazônica.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo