Banheiros públicos coletivos podem contaminar os pés sem chinelo, prejudicando a saúde. Opte por banho em locais menos arriscados.
Qual será a melhor opção para a saúde: tomar banho descalço ou de chinelo? Se você já enfrentou esse dilema, muito provavelmente não está sozinho. Muitas pessoas estão acostumadas a tomar banho sem chinelo, enquanto outras até são adeptas do calçado na durante a ducha, mas o usa apenas em ambientes públicos, como banheiros de academia, por exemplo.
Para alguns, a sensação de tomar banho descalço pode trazer uma conexão maior com a natureza e uma sensação de liberdade. No entanto, ao optar por usar chinelo durante a ducha, é possível garantir uma proteção extra contra possíveis contaminações. Além disso, é importante lembrar que a higiene dos pés também é fundamental para a saúde do corpo como um todo.
Por que é importante tomar banho de chinelo em locais públicos?
Ao MinhaVida, Rosemarie Mazzuco, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, explicou que evitar banho descalço em locais pouco seguros, como os banheiros coletivos, realmente tende a minimizar possíveis contaminações e infecções como micose. Dependendo da situação, pode ser mais seguro e higiênico tomar banho de chinelo, especialmente, em locais públicos ou onde há maior probabilidade de superfícies escorregadias ou contaminadas. No entanto, em ambientes controlados e limpos, como o banheiro da própria casa, tomar banho descalço pode ser uma opção confortável.
Os riscos de tomar banho sem chinelo em locais públicos
Apesar da possibilidade de tomar banho sem chinelo em locais limpos, prezando pelo conforto, a especialista frisa que tomar banho calçando um chinelo, independentemente do local, costuma ser mais seguro. Entre os principais riscos de tomar banho sem chinelo, especialmente, em banheiros públicos, a dermatologista lista: Infecções por fungos e bactérias: entrar em contato direto com o chão do banheiro ou do chuveiro expõe os pés a bactérias e fungos que podem causar infecções, como frieira ou micoses. Risco de quedas: pisos molhados tendem a ser escorregadios; Isso aumenta o risco de quedas e lesões, como entorses ou fraturas. Geralmente, o chinelo possui textura antiderrapante, o que garante mais segurança nestes casos. Lesões nos pés: se houver objetos pontiagudos ou cortantes no chão, como lascas de azulejo quebrado, por exemplo, aumenta o risco de cortes ou perfurações nos pés.
Tomar banho sem chinelo em casa: uma opção segura?
Como dito anteriormente pela dermatologista Rosemarie Mazzuco, apesar de ser consideravelmente mais seguro tomar banho descalço em casa do que em banheiros coletivos, não usar chinelos na ducha particular também pode oferecer riscos de contaminação por bactérias que, comumente, se proliferam em banheiros. Só no vaso sanitário, por exemplo, existem aproximadamente 480 mil bactérias diferentes que podem se espalhar por todo banheiro, principalmente, quando a descarga é acionada com a tampa do vaso aberta. Por isso, para evitar ou mesmo minimizar as chances de infecção no próprio, é preferível tomar banho de chinelo e indispensável manter uma limpeza rígida no local.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo