Presidente recluso no Palácio Alvorada, lamentações em reunião com o General Theophilo em depoimento à PF. Irregularidades visavam impedir posse de Lula.
Após a divulgação dos depoimentos de militares e civis ouvidos no inquérito que investiga um possível golpe de Estado planejado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), fontes próximas ao caso afirmam que o ex-presidente estava mais frustrado com a falha na tentativa de se manter no poder do que com a derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.
‘Segundo uma fonte ligada às investigações, Bolsonaro não ficou abatido com a derrota nas eleições, mas sim pela sua frustrada tentativa de golpe de Estado’, relatou o blog.
Após a divulgação dos depoimentos de militares e civis ouvidos no inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), fontes próximas ao caso afirmam que o ex-presidente estava mais frustrado com a falha na tentativa de se manter no poder do que com a derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.
‘Segundo uma fonte ligada às investigações, Bolsonaro não ficou abatido com a derrota nas eleições, mas sim pela sua frustrada tentativa de golpe de Estado’, relatou o blog. Além disso, a fonte afirmou que o ex-presidente estava determinado a permanecer no poder a qualquer custo.
.
Investigação revela Bolsonaro no centro de suposta tentativa de golpe de Estado
Investigação recente da Polícia Federal, aliada aos depoimentos de investigados, coloca Jair Bolsonaro diretamente envolvido na trama referente ao suposto golpe de Estado, indicando que o ex-presidente não apenas tinha conhecimento das minutas para impedir a posse de Lula, mas também discutiu o assunto com os chefes das Forças Armadas.
STF retira sigilo dos depoimentos sobre tentativa de golpe de Estado
Na última sexta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar o sigilo dos depoimentos de militares e políticos à Polícia Federal acerca da tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes é responsável pela relatoria da investigação, que ouviu o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros de seu governo e ex-comandantes militares.
Derrota para Lula desencadeia mudança de comportamento de Bolsonaro
Após ser derrotado por Lula nas eleições de 2022, Bolsonaro teria se recolhido no Palácio do Alvorada, sem tomar qualquer medida para tentar reverter o cenário eleitoral. No entanto, de acordo com as investigações da PF, o comportamento do então presidente mudou à medida que ele foi pressionado por políticos, amigos e militares a adotar uma conduta para reverter o resultado, o que culminou na tentativa de Golpe de Estado.
Envolvimento de militares e políticos em suposta tentativa de golpe de Estado
Um fato que chama atenção é que muitos apoiadores estavam acampados em frente aos quartéis quando Bolsonaro fez sua primeira aparição diante do Palácio do Alvorada, em 9 de dezembro de 2022, e fez um discurso para manter a esperança desses apoiadores. Foi nesse mesmo dia que Bolsonaro teria feito ajustes na minuta do golpe, conforme mensagem enviada pelo ex-ajudante de ordens Maurco Cid ao ex-comandante do Exército Freire Gomes.
Depoimento de oficial da Aeronáutica sobre suposta tentativa de golpe de Estado
Em seu depoimento à PF, o general Estevam Theophilo afirmou que Bolsonaro teria feito ‘lamentações’ durante um encontro e ele teria apenas escutado.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo