Reajustes constantes nas mensalidades, aumento do custo de vida e cobranças em dólar fizeram com que estudar no país vizinho perdesse vantagem devido a preços-alavancado.
Danilo* se sente como se tivesse saído da rota certa, afinal, ao chegar no Brasil em 2022, aos 25 anos, ele esperava encontrar uma nova oportunidade. No entanto, ele diz que tudo parecia um sonho, até se tornar um pesadelo neste ano, seu terceiro no país.
Ele fala que, aos poucos, o cenário começa a mudar, após um período de estabilidade e adaptação, ele vai voltando a se sentir como “um brasileiro no Brasil”. Ele começa a reconstruir sua vida, com força e determinação.
Desafios financeiros no Brasil
O custo de vida no Brasil se tornou insustentável para muitos jovens, levando-os a buscar oportunidades no exterior, especialmente na Argentina. No entanto, a situação econômica no país vizinho mudou drasticamente, tornando o cenário menos viável para os estudantes brasileiros. Brasil tem o potencial de oferecer oportunidades de educação de qualidade, mas o alto custo de vida e a falta de empregos está motivando muitos a procurar alternativas em outros países.
Preços alavancados na Argentina
As políticas econômicas do presidente argentino Javier Milei resultaram em preços alavancados em todos os setores do país, incluindo aluguéis e educação. Muitos estudantes brasileiros que estudavam na Argentina confiavam na desvalorização do peso argentino em relação ao real, mas isso não foi suficiente para compensar o aumento nos custos de vida. O custo de vida no Brasil é alto, mas a Argentina está enfrentando um aumento sem precedentes, tornando difícil para os estudantes brasileiros manterem-se.
Custo de vida e preços mensalmente
O custo de vida na Argentina aumentou significativamente, tornando difícil para os estudantes brasileiros manterem-se. Em 2023, o gasto mensal de R$ 3,5 mil era comum, mas em 2024, o gasto mensal triplicou. O preço do aluguel disparou, e muitos locatários passaram a cobrar em dólar para contornar a baixa do peso argentino. A situação no Brasil é desafiadora, mas a Argentina está enfrentando um aumento sem precedentes.
Casos de xenofobia e idioma diferente
Muitos brasileiros que estudavam na Argentina relataram casos de xenofobia, e frases como ‘volta para o Brasil’ se tornaram comuns. A diferença de idioma e a falta de familiaridade com a cultura local contribuíram para a sensação de isolamento. No Brasil, a diversidade cultural é uma força, mas a Argentina está enfrentando um desafio de integração.
Preços-mensalmente e casos-xenofobia
As universidades argentinas passaram a reajustar os preços mensalmente de maneira imprevisível, tornando difícil para os estudantes brasileiros planejar seus gastos. O preço do aluguel também disparou, e muitos locatários passaram a cobrar em dólar. No Brasil, a situação econômica é desafiadora, mas a Argentina está enfrentando um aumento sem precedentes.
Custo-de-vida e preços-alavancado
O custo de vida na Argentina aumentou significativamente, tornando difícil para os estudantes brasileiros manterem-se. O gasto mensal triplicou, e o preço do aluguel disparou. Muitos locatários passaram a cobrar em dólar, e a situação no Brasil é desafiadora, mas a Argentina está enfrentando um aumento sem precedentes.
Oportunidades no Brasil
Voltar para o Brasil pode significar uma oportunidade de continuar o sonho da medicina. Bruno, de 33 anos, acredita que o Brasil tem o potencial de oferecer oportunidades de educação de qualidade, mas o alto custo de vida e a falta de empregos está motivando muitos a procurar alternativas em outros países.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo