ouça este conteúdo
Seminário sobre desafios e perspectivas da educação e novo PNE pela Frente Parlamentar Mista da Educação, com MEC e Seres.
O Ministério da Educação (MEC) — através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) — marcou presença, na terça-feira, 18 de junho, no Seminário PNE Metas sobre ‘Formação Docente: desafios e perspectivas para a educação e o novo PNE’. Durante o evento, foram discutidas diversas abordagens relacionadas à formação docente, ressaltando a importância de investimentos contínuos nessa área.
O debate promovido no Seminário destacou a relevância da educação de qualidade e da implementação efetiva do Plano Nacional de Educação (PNE). A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes contribuiu para uma reflexão aprofundada sobre os desafios enfrentados na formação docente e as perspectivas para o futuro da educação no país. Esses encontros são fundamentais para o avanço das políticas educacionais e a melhoria constante do sistema de ensino.
Formação Docente: Desafios e Perspectivas na Educação Brasileira
Na última semana, ocorreu um importante encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, responsável pela coordenação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados. O evento teve lugar no prestigioso Auditório Freitas Nobre, da própria Câmara, reunindo especialistas e profissionais do setor educacional. Este seminário faz parte de uma série de eventos planejados para discutir as 20 metas do PNE ao longo dos meses de maio e junho, visando criar um espaço propício para a reflexão, debates e formulação de estratégias para a efetivação das políticas educacionais no país, bem como para a construção e reestruturação de um novo PNE.
Durante as discussões, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, enfatizou a importância da formação docente e a necessidade de enfrentar os desafios presentes nesse contexto. Ela ressaltou que a efetivação das metas do PNE é uma questão que permeia todas as secretarias e autarquias ligadas ao Ministério da Educação, destacando a complexidade e a abrangência do tema. Marta Abramo mencionou os avanços já realizados sob a liderança do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, como a avaliação anual das licenciaturas através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
No decorrer do evento, foram abordadas questões fundamentais para a área educacional, tais como a importância da construção de novas estratégias, a avaliação constante das políticas educacionais, a necessidade de reestruturação do sistema de ensino e a implementação de medidas inovadoras. A secretária destacou a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o fortalecimento das universidades públicas como pilares essenciais para a expansão da educação superior no país.
Além disso, foi ressaltada a preocupação com a expansão da educação a distância e a necessidade de um novo olhar sobre essa modalidade de ensino, que tem crescido significativamente nos últimos anos. A secretária enfatizou a importância de uma avaliação criteriosa e de um novo marco regulatório para garantir a qualidade e a eficácia desse modelo educacional.
Entre os participantes do seminário estavam Anna Helena Altenfelder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Kátia Marangon, do Centro Sesi de Formação, do Serviço Social da Indústria (Sesi); Márcia Serra Ferreira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Mariana Breim, do Instituto Península.
Para encerrar o ciclo de seminários promovidos pela Comissão, no dia 25 de junho, serão discutidos temas como a valorização, o financiamento e a gestão democrática na educação pública, bem como os desafios da educação brasileira, abordados pelas Metas 17, 18, 19 e 20 do PNE. Esses debates são fundamentais para a construção de um cenário educacional mais inclusivo, equitativo e de qualidade em todo o país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo