Pesquisa Datafolha ouviu 2.002 pessoas em março, com margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo com uma nova pesquisa divulgada pelo jornal ‘Estadão’, 60% dos entrevistados acreditam que os governantes devem ter direito à reeleição. Já 39% são a favor do fim deste direito. Os demais entrevistados não souberam opinar.
Com base em um levantamento que ouviu 2.500 pessoas com mais de 18 anos em 160 cidades brasileiras, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa Datafolha revela posicionamentos sobre reeleição
Até o momento, líderes do Senado estão debatendo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o potencial de abolir a reeleição para cargos do Poder Executivo, como os de prefeitos, governadores e presidente da República.
O tema está sendo impulsionado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que pretende avançar com uma espécie de ‘megarreforma eleitoral‘.
Uma das possibilidades é a criação de mandatos únicos de 5 anos para todos os cargos eletivos. A única exceção seria para os senadores, que teriam 10 anos de mandato.
De acordo com o Datafolha, a continuidade da reeleição é mais apoiada entre os que se declaram petistas: 67%. Já entre os bolsonaristas, o índice favorável à reeleição é de 54%.
A pesquisa também indicou que 71% dos jovens de 16 a 24 anos apoiam a manutenção da reeleição. Os mais ricos e os menos instruídos também são a favor da recondução ao cargo, representando 62% e 61% desses grupos, respectivamente.
Reeleição em debate no Senado
Com a discussão em andamento, uma questão fundamental que surge é se os governantes devem ter o direito à reeleição ou se é hora de dar um fim a esse direito. Enquanto alguns defendem a continuidade da prática, outros apoiam o fim deste direito em prol de uma renovação mais frequente no poder.
Proposta de Emenda à Constituição e a possibilidade de mandatos únicos
A Proposta de Emenda à Constituição em análise tem o potencial de trazer mudanças substanciais no cenário político brasileiro, introduzindo mandatos únicos de 5 anos para a maior parte das funções eletivas. A discussão sobre a reforma eleitoral também abrange a possibilidade de exceções para senadores, que poderiam ter mandatos de 10 anos.
Opiniões divergentes em relação à reeleição
Os resultados da pesquisa evidenciam opiniões divergentes em relação à reeleição, com um índice significativo de apoio, mas também uma parcela considerável de pessoas contrárias ao fim desse direito. A atenção sobre esse tema é fundamental à medida que as discussões avançam no Congresso Nacional.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo