ouça este conteúdo
Desenvolvida com ID Logistics e Automni, a ferramenta garantiu operação ininterrupta na linha de produção da fábrica.
Foto: divulgação. Tamanho da fonte: -A+A A Danone, multinacional de capital aberto de produtos alimentícios, contratou a empresa ID Logistics e a startup Automni para desenvolver um robô autônomo para a operação da fábrica de lácteos da companhia em Poços de Caldas, Minas Gerais.
A implementação do robô autônomo na fábrica de lácteos em Poços de Caldas representa um avanço significativo na automação dos processos industriais, promovendo eficiência e precisão nas operações. Com a parceria entre a Danone, ID Logistics e Automni, a expectativa é de que a utilização dessa tecnologia traga benefícios tanto em termos de produtividade quanto de qualidade dos produtos fabricados. A introdução do robô autônomo é um passo importante rumo à modernização e otimização dos sistemas de produção no setor alimentício.
Robôs Autônomos na Operação de Automação da Linha de Produção
Segundo a companhia, a ideia é que a ferramenta puxe a linha de produção dos paletes de produtos acabados para a armazenagem vertical, com base na demanda real da empresa. No passado, esse processo era realizado por um colaborador conduzindo uma empilhadeira, o que acarretava no desgaste e manutenções do equipamento.
Os robôs autônomos funcionam como veículos inteligentes que utilizam sensores e processadores integrados para a movimentação de materiais, sem a necessidade de guias físicos. Eles são capazes de navegar por mapas construídos em seu software que representam o ambiente físico, podendo reconhecer e, ao mesmo tempo, desviar de pessoas e outros objetos.
Com a solução, a Danone afirma ter ganho total autonomia no processo de deslocamento da zona fabril e guarda dos paletes no seu centro de distribuição. A companhia teve diversos ganhos de produtividade, além de uma diminuição no risco de acidentes por conta da redução da exposição de pessoas a equipamentos dentro da operação.
A multinacional também registrou uma redução em sua frota de empilhadeiras. A implantação ainda trouxe agilidade à operação, que agora pode ser 100% contínua, sem pausas ou ausência de operadores em intervalos de degelo.
Automação na Movimentação de Materiais: Redução de Exposição e Aumento de Eficiência
Sabemos da dificuldade em implementar tecnologias no Brasil em função do alto custo de importações e, principalmente, este projeto busca trazer soluções dentro da nossa operação de forma extremamente segura, com tecnologia de ponta e com custo adequado.
O projeto já é uma realidade e é só o começo de uma grande jornada que temos de automação dentro das nossas operações, trazendo eficiência, produtividade e garantindo a satisfação dos nossos clientes, afirma Adriano Beltramini, gerente de distribuição da Danone.
Fundada em 1919 e com sede em Paris, a Danone está presente em 120 países e chegou ao Brasil em 1970. Entre suas marcas, estão Bonafont, Sustain, Milnutri, FortFit e YoPro. No terceiro trimestre de 2023, a receita da companhia aumentou 6,2%, para € 6,9 bilhões.
O Grupo ID Logistics é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2023 de € 2,7 bilhões. A empresa gerencia mais de 400 sites localizados em 18 países, representando 8 milhões de m² operados na Europa, América, Ásia e África e empregando mais de 38 mil colaboradores.
Já a Automni, fundada em 2014 por um grupo de engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista, é responsável por auxiliar empresas a aumentarem a produtividade dos empilhadores em ao menos 60%.
Júlia Facca Repórter no Baguete Diário Imprimir Enviar por e-mail Comunique um erro Danone rpa automni id logistics
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo