Furacão venceu Palmeiras (Sul) 2×0, liderou Brasileirão. Trágica derrota para clube. Climático termos: melhor apoio, Athletico-PR, rodada da Brasileirão, decisão qual, nossa posição: total, liderança.
Depois da vitória do Athletico-PR por 2 a 0 sobre o Palmeiras, neste domingo (12), na Arena Barueri, pela 6ª rodada do Brasileirão, o técnico Cuca se mostrou completamente a favor da paralisação do campeonato devido à tragédia que afeta o Rio Grande do Sul. Mesmo sem ser questionado sobre o tema, o treinador fez questão de expressar sua opinião e comentou sobre a situação dos times gaúchos, que tiveram seus jogos adiados inicialmente até o dia 27 de maio. ‘Eu sempre tento me colocar no lugar das pessoas para poder fazer um julgamento.’
Diante da situação crítica, Cuca reforçou a importância de pausar as atividades esportivas em solidariedade aos afetados pela adversidade climática. O técnico destacou a necessidade de suspender temporariamente as partidas em respeito às equipes e torcedores envolvidos, demonstrando sensibilidade diante do momento delicado vivido no estado do Sul. ‘É fundamental agirmos com empatia e compreensão diante de situações tão desafiadoras’, ressaltou Cuca, reiterando seu apoio à decisão de paralisar as competições em solidariedade aos afetados.
Reflexão sobre a Paralisação no Futebol Brasileiro
Eu me pego pensando, e se um dos meus familiares estivesse lá, como eu estaria lidando com toda essa situação? É algo que precisamos levar em consideração. O futebol continuará no próximo ano, no seguinte, daqui a um mês… Mas e os times que estão acumulando jogos, o que será deles? Será que conseguirão entrar em campo sem uma preparação adequada? A possibilidade de lesões é real.
Essa sequência de partidas intensas que eles terão pela frente não trará equilíbrio, não haverá justiça no campeonato. Não houve uma consulta, uma conversa prévia, mas na minha visão, a justiça clama por uma pausa. Há questões mais urgentes, infelizmente, que demandam nossa atenção. Muitos clubes dependem desses recursos para seguir em frente.
Certamente, haverá vozes questionando: ‘Ah, se o campeonato parar, vocês vão lá ajudar?’. Nós nos solidarizaremos ainda mais com eles, como uma família unida. Essa é a minha opinião, mesmo que não tenha sido solicitada.
André Mazzuco, diretor de futebol do clube, reforçou que a posição do Athletico-PR é de dar suporte ao Internacional, Grêmio e Juventude. ‘Por orientação do nosso presidente, estamos totalmente ao lado dos clubes do Sul. Demonstramos respeito e solidariedade diante de tudo o que está ocorrendo. A decisão que for mais benéfica para esses clubes, diante de toda a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, será a nossa escolha.’
Em contrapartida, o presidente Mario Celso Petraglia se mostrou contrário à paralisação em entrevista à ESPN no dia 7 de maio. ‘É inviável. Além de prejudicar todos os clubes, não há datas disponíveis’, afirmou na ocasião.
No campo, Pablo e Gustavo Gómez (contra) asseguraram a vitória do Furacão, que assumiu a liderança do Brasileirão. Os próximos confrontos do Athletico-PR são:
– Danubio (C) – 15/05, 19h – CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão pela ESPN no Star+
– Fortaleza (F) – 18/05, 18h30 – Brasileirão
– Criciúma (C) – 26/05, 18h30 – Brasileirão
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo