Futebol Internacional anuncia regras da Copa Libertadores da América 2025
A Fifa anunciou, recentemente, novas regras para o evento Copa do Mundo de Clubes em 2025. Dentre as mudanças, inclui-se a definição de critérios de desempate, número de jogadores inscritos por clube e regra de cartões, visando a melhoria da experiência dos torcedores. O campeonato reunirá os melhores clubes de todo o mundo, garantindo um espetáculo de qualidade.
Em seu comunicado, a Fifa enfatizou a importância de reforçar a segurança e a justiça do jogo, destacando a eliminação da reclamação de cartões desportivos. Além disso, o número de jogadores inscritos por clube será reajustado, a fim de manter o equilíbrio entre os times. Com essas medidas, a competição se tornará ainda mais emocionante para os torcedores. A Fifa continuará a garantir a realização de um evento Copa do Mundo de Clubes de alta qualidade, com jogos movimentados e alegria para a torcida.
Versão Especial do Mundial de Clubes
32 times se enfrentarão em oito grupos de quatro equipes na Copa do Mundo de Clubes 2025, com a Fifa dividindo as equipes de forma estratégica, levando em consideração fatores esportivos e geográficos. O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos, uma novidade em competições da Fifa, a seguir pelo saldo de gols e quantidade de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para a fase final, marcada para começar nas oitavas de final. Em caso de empate, a partida será decidida pela prorrogação e, se necessário, pela disputa de pênaltis em sequência. O sorteio dos grupos ainda não foi divulgada, mas a Fifa anunciou que a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes será disputada em 11 cidades, com apenas duas sedes na Costa Oeste: Los Angeles e Seattle, e nove sedes na Costa Leste. O MetLife Stadium, localizado na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, marcada para o dia 13 de julho de 2025.
Os 32 participantes do Mundial de Clubes 2025 estão quase todos definidos. O Brasil será o único país com quatro representantes, mas ainda não foi divulgada a premiação do torneio. A Fifa também anunciou que a edição 2025 terá uma nova janela de transferências entre 1º e 10 de junho de 2025, que ficará a cargo das federações. Além disso, a Fifa reforçou que não pode haver clubes que pertençam a outra equipe ou sejam controlados pela mesma empresa ou indivíduo.
A Copa do Mundo de Clubes 2025 terá 32 times, sendo a edição inaugural da competição. A Fifa anunciou que a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes será disputada em 11 cidades, sendo que uma delas, Orlando, terá dois estádios no torneio. Nove sedes ficam na Costa Leste, e apenas duas estão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025.
A Fifa divulgou que a competição terá 32 times e será disputada a cada quatro anos. Confira os 12 estádios do Mundial de Clubes 2025:
Miami (Estádio Hard Rock)
Seattle (Lumen Field)
Los Angeles (Estádio Rose Bowl)
Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co)
Atlanta (Estádio Mercedes-Benz)
Nashville (GEODIS Park)
Charlotte (Estádio Bank of America)
Cincinnati (Estádio TQL)
Washington DC (Audi Field)
Filadelfia (Lincoln Financial Field)
Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife)
Veja os 31 times confirmados pela Fifa para o Mundial de Clubes de 2025:
Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023
Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022
Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021
Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC
Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024
Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023
Inter Miami (EUA) – vencedor da Supporter’s Shield
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo