Cinco candidatos confirmados pelos partidos para o primeiro turno das eleições. As convenções partidárias atualizarão as movimentações até agosto.
A eleição para prefeito de Juiz de Fora acontecerá em dois turnos, com o primeiro marcado para 6 de outubro. As movimentações entre os partidos para a escolha dos candidatos já estão a todo vapor, visando concorrer aos cargos no Poder Executivo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas devem ser definidas durante as convenções partidárias, que acontecerão entre 20 de julho e 5 de agosto. A corrida eleitoral para o cargo de prefeito já conta com cinco pré-candidatos confirmados pelos partidos: o ex-deputado federal Charlles Evangelista (PL); a secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá E Mello Jacometti (NOVO); deputada federal Ione Barbosa (Avante); ex-deputado federal Júlio Delgado (MDB); e professora Victória Mello (PSTU).
.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Outros nomes podem surgir até as convenções de 20 de julho, como o da atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), o advogado Isauro Calais (Republicanos) e a professora Lorene Figueiredo de Oliveira (PSOL), mas a pré-candidatura deles ainda não foram confirmadas pelas siglas a que pertencem.
Caso a eleição municipal não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Confira a lista de quem, até aqui, anunciou publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Juiz de Fora:
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Charlles Evangelista (PL)
Formado em Administração pelo Centro Universitário Juiz de Fora, Charlles Evangelista foi eleito vereador em 2017 e deputado federal em 2019. Esta é a primeira vez que o político concorre à prefeitura da principal cidade da Zona da Mata mineira.
Elizabeth Jucá E Mello Jacometti (NOVO)
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Jucá atuou como professora em universidades, foi conselheira fiscal, secretária municipal de Saúde e atualmente é secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, gestão, controle interno, regionalização e déficit público.
Ione Barbosa
Delegada Ione Barbosa é formada em Direito e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). atuou como delegada, desempenhando trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher e se lançou na política na eleição de 2020 como candidata à Prefeitura.
Em 2022, foi eleita para primeiro mandato como deputada federal com 52.630 votos. Além disso, foi procuradora do município, professora e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Juiz de Fora.
Em maio de 2023, foi eleita 3ª Procuradora-Adjunta da Mulher para o biênio 2023-2025.
Júlio Delgado
Júlio César Delgado é formado em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em processo legislativo pela Universidade de Brasília. Seguiu os passos do pai, Tarcísio Delgado, e lançou-se na política em 1999 e foi eleito deputado federal.
LEIA TAMBÉM:
- Novo município do Brasil terá primeira eleição em 2024; veja onde votar e quem pode se candidatar
- Eleições 2024: Brasil tem falhado em atualizar legislação contra fake news, dizem especialistas
- Prefeitos de 20 capitais poderão tentar novo mandato
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo