Um torcedor de futebol se inspirou em um filme e guiou sua concessionária de motos a patrocinar a contratação do jogador argentino para sua posição ofensiva da equipe, em uma temporada que se tornou um marco na rede social.
Em um gesto de carinho, o torcedor Gustavo Debossan, de 28 anos, contribuiu para o sucesso do Botafogo. Ele não se limitou a apenas torcer pelo time, como muitos outros fãs ao seu lado. Gustavo foi além, indicando o jogador Thiago Almada a John Textor, proprietário da SAF alvinegra, através de uma mensagem em uma rede social, demonstrando sua capacidade de pensar fora da caixa.
Esta ação, apesar de não ser algo comum, chamou atenção para a dedicação de um torcedor como Gustavo Debossan. Ele não se limitou a apenas torcer pelo Botafogo; ele também buscou uma maneira de contribuir para o seu sucesso. Este tipo de ação pode inspirar outros torcedores a se envolverem mais ativamente na vida do seu clube, tornando-se verdadeiros defensores do Botafogo.
Debossan, um torcedor inesquecível
Meses se passaram, e o argentino Almada foi contratado, tornando-se um dos destaques do Botafogo na conquista da Libertadores da América. O torcedor Debossan estava emocionado, tendo recebido uma mensagem que dizia: ‘Você é responsável pela Libertadores’. Mas não era isso que ele pretendia, pois, como torcedor, sabia que não era o responsável.
A interação entre o torcedor e o dirigente Textor ocorreu em janeiro, quando o Botafogo estava passando por uma temporada difícil, após perder o Brasileirão de 2023. Debossan decidiu fazer algumas indicações a Textor em mensagens no ‘X’ (antigo Twitter) e não imaginava que seria lido, muito menos que teria a sugestão acolhida. Às 4h45, escreveu a seguinte mensagem, em inglês: ‘Tem um bom jogador chamado Thiago Almada, acredito que ele seja uma grande aquisição para o Botafogo na Libertadores, é um argentino que arma jogadas, é rápido, tem boa finalização e também pode jogar pelas pontas. No momento ele joga no Atlanta United’. O dirigente foi sucinto na resposta: ‘Vou checar’.
O torcedor fez outra indicação, a do lateral Danilo, falando sobre o jogador da Juventus e da seleção brasileira. Este foi o último contato entre os dois. Atualmente, Debossan está procurando por um novo emprego, após trabalhar como assistente de vendas de uma concessionária de motos. Ele faz suas análises sobre jogadores por hobby, inspirado no método estatístico desenvolvido pelo americano Billy Beane, retratado no filme ‘Moneyball’.
O torcedor Debossan explica que, como fã, tentou traduzir a fórmula para o futebol, e a posição de meia ofensivo pela esquerda estava um pouco carente. Debossan pensou em jogadores sul-americanos: Kendry Páez, Echeverri, De la Vega, e o mais top era o Thiago Almada, dentro dessa fórmula.
Seis meses depois, Debossan soube que sua indicação surtiu efeito, quando o Botafogo fechou com Almada. O meia, campeão do mundo pela Argentina, em 2022, custou R$ 137,4 milhões e se tornou a contratação mais cara do futebol brasileiro.
Não demorou para o argentino se adaptar ao futebol brasileiro e deslanchar junto ao estrelado time do Botafogo. No último sábado, Almada se destacou na conquista do título da Libertadores contra o Atlético-MG e pode, nos próximos dias, conquistar o Brasileirão.
O que era um sonho, uma mensagem meio ‘seja o que Deus quiser’, acabou dando certo. Ganhei na loteria, ganhamos. No ‘X’ o sucesso da ‘loteria’ de Debossan chegou a outras torcidas. Ele conta que vem recebendo mensagens de torcedores de times de outros estados com pedidos de sugestões, que ele afirma atender sem clubismo. Mas sua vontade mesmo é ajudar o Botafogo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo