Fala de Carlinhos Maia contra Liniker pode afetar homenagem na Globo e surge apelo da comunidade LGBTIAPN+ para vetar o Domingão do Huck nas redes sociais do Instagram.
Comunidades LGBTQIAPN+ afirmam estar em alerta para evitar que nomes de figuras públicas com atitudes transfóbicas sejam homenageados nos meios de comunicação. A mobilização foi inspirada pela decisão da emissora Globo, que pretendia homenagear o apresentador Carlinhos Maia, mas que acabou sendo vetada após a apresentação de denúncias de transfobia. O caso de Liniker, cantora e ativista LGBTQIAPN+, quem foi alvo de uma série de comentários ofensivos por parte de Maia, chamou a atenção para a necessidade de uma ação mais forte contra o transfóbico.
Os esforços em prol de uma sociedade mais inclusiva são logo colocados à prova quando figuras públicas como Carlinhos Maia são notórias por suas posturas transfóbicas. Além das redes sociais e processos judiciais, essas atitudes podem ter consequências em outras esferas, como a participação em programas de televisão, como na Globo, que recentemente foi forçada a vetar uma homenagem ao apresentador devido a denúncias de transfobia. A comunidade LGBTQIAPN+ está convencida de que a inclusão e respeito são fundamentais para um ambiente de trabalho saudável e é preciso que a sociedade em geral compartilhe tal visão.
Transfobia: Comunidade LGBTIAPN+ Reage
A comunidade LGBTIAPN+ está se mobilizando para impor uma penalização a Carlinhos Maia, que teria sua homenagem exibida no Domingão do Huck em janeiro, como uma forma de cobrar mais responsabilidade do empresário em relação às polêmicas, principalmente relacionadas à comunidade LGBTIAPN+. De acordo com grupos segmentados no WhatsApp e Telegram, uma grande movimentação está ocorrendo com uma ação de ‘phishing’ nas redes sociais. O objetivo é tomar conta das publicações do Domingão com Huck e das marcas patrocinadoras do programa com comentários.
Reações nas Redes Sociais
As publicações nos perfis do Instagram do apresentador Luciano Huck e da Globo já estão lotadas de comentários de pessoas que se sentiram ofendidas pelos recentes comentários de Carlinhos Maia, pedindo para que a gravação não seja exibida na TV. Internautas estão comentando sobre a mobilização. ‘Primeiramente: homenagear por quê?’, questionou um dos usuários do Threads. ‘Ele não representa a comunidade e nunca reapresentou. Antes não era assumido. Até aí tudo bem! Ele se assumiu e o discurso foi sempre de ‘O meu marido é meu brother’ não beijo na frente de ninguém, que isso e que aquilo e que tem que respeitar… Respeitar a quem? Se os héteros beijam na frente de quem quiser.’
Transfobia e Responsabilidade
A comunidade LGBTIAPN+ está cobrando mais responsabilidade de Carlinhos Maia, principalmente em relação às polêmicas relacionadas à comunidade LGBTIAPN+. As publicações nos perfis do Instagram do apresentador Luciano Huck e da Globo já estão lotadas de comentários de pessoas que se sentiram ofendidas pelos recentes comentários de Carlinhos Maia, pedindo para que a gravação não seja exibida na TV. ‘Ele não representa a comunidade e nunca reapresentou. Antes não era assumido. Até aí tudo bem! Ele se assumiu e o discurso foi sempre de ‘O meu marido é meu brother’ não beijo na frente de ninguém, que isso e que aquilo e que tem que respeitar… Respeitar a quem? Se os héteros beijam na frente de quem quiser.’
Reações da Comunidade
A comunidade LGBTIAPN+ está reagindo à homenagem de Carlinhos Maia no Domingão do Huck em janeiro, com muitos internautas pedindo para que a gravação não seja exibida na TV. ‘Eu não sou LGBTQIAPN+, mas fico feliz por ele não representá-los’, concluiu um dos usuários do Threads. ‘O que o Carlinhos Maia fez pra ser homenageado? Essas sub celebridades ficam ganhando muito confete por nada, enquanto tem artistas maravilhosos que passam a vida sem ter o seu valor reconhecido.’
Ação de Phishing
Grupos segmentados no WhatsApp e Telegram estariam fazendo uma grande movimentação com uma ação de ‘phishing’ nas redes sociais, com o objetivo de tomar conta das publicações do Domingão com Huck e das marcas patrocinadoras do programa com comentários. A ação visa cobrar mais responsabilidade de Carlinhos Maia em relação às polêmicas relacionadas à comunidade LGBTIAPN+.
Fonte: @ Nos
Comentários sobre este artigo