Além de plantas, o jardineiro pode ajudar a escolher iluminação externa personalizada. O arquiteto sugere a utilização de gavetas para o espaço de vestir e não esqueça a higienização de objetos.
Com a proximidade do início do ano, muitas festas começam a ganhar destaque, como as de Natal e Réveillon, que são momentos de reencontro e casa cheia. O entusiasmo em compartilhar esses encontros pode resultar em uma situação de desorganização, especialmente quando se trata de manter a casa limpa e arrumada.
Ter uma residência organizada, limpa e confortável pode ser um diferencial significativo em meio ao caos das festas, tornando a experiência muito mais agradável. Para começar bem o ano de 2025, aproveite os últimos dias do ano para uma última organização em sua casa, garantindo que ela esteja limpa e pronta para acolher os próximos encontros.
Reavaliando a Harmonia entre Casa e Saúde
A arquiteta Mariana Meneghisso, uma renomada especialista em design de interiores da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, enfatiza a conexão intrínseca entre o ambiente que habitamos e nosso bem-estar. Ela destaca que uma casa organizada e limpa não apenas promove uma sensação de calma e concentração, mas também pode influenciar significativamente nossa saúde. Abaixo, encontram-se seis sugestões para realizar uma cuidadosa manutenção da casa no final do ano, tendo em mente a busca por um ambiente mais saudável e confortável dentro de casa.
Detalhes que Fazem a Diferença
Em meio ao dia a dia, é fácil deixar para trás as pequenas tarefas de manutenção, como a substituição dos filtros de água da piscina e a limpeza da caixa d’água. Meneghisso recomendamos que os moradores deem atenção a esses detalhes nos últimos dias do ano. ‘Desde a remoção das folhas acumuladas nas calhas e telhados até chamar um jardineiro para aplicar um tratamento de conservação em nossas plantas, cada ação contribui para um ambiente mais saudável e organizado’, afirma. Além disso, é essencial chamar um profissional para limpar regularmente o ar-condicionado, o que pode ajudar a reduzir a disseminação de bactérias e organismos nocivos.
Organização como Chave para o Bem-Estar
Mariana Meneghisso sugere começar o ano com a sensação de casa arrumada e limpa. ‘Organize as gavetas e os armários internamente. Desfaça-se de itens que não usou nos últimos meses e abra espaço para coisas novas. Separe os itens em categorias para que, no próximo ano, sua vida fique mais prática, simples e rápida’, orienta. O arquiteto Alexandre Pasquotto, também da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, recomenda fazer uma limpeza profunda dos condutos de ventilação e das telhas, visando reduzir a transferência de calor para o interior da casa. A arquiteta também destaca a importância da higienização de objetos que não são usados com frequência, como tapetes, cortinas e colchões, para minimizar a acumulação de poeira e organismos nocivos.
5 Dicas para Manter a Casa Limpa e Saudável
A seguir, algumas dicas práticas para manter a casa limpa e organizada:
• Renove a pintura das paredes, mantendo as cores já existentes para uma sensação de frescor e bem-estar. ‘Se você quiser se arriscar, uma coisa bacana é escolher uma cor nova para casa toda, para um ambiente ou para uma parede’, sugere Meneghisso.
• Mantenha a caixa d’água e os filtros da piscina em perfeito estado de funcionamento para evitar a formação de bactérias e outros organismos nocivos.
• Higienize os eletrodomésticos e superfícies de cozinha com frequência para manter a casa limpa e saudável.
• Organize as gavetas e armários internamente para reduzir o estresse e a dificuldade de concentração.
• Renove a pintura das telhas para reduzir a transferência de calor para o interior da casa e manter o ambiente mais fresco.
A Importância de Um Ambiente Saudável
Ao adotar essas práticas de manutenção e organização, os moradores podem contribuir significativamente para a criação de um ambiente saudável e confortável dentro de casa. Além disso, a manutenção regular do ar condicionado e dos sistemas de ventilação pode ajudar a reduzir a disseminação de bactérias e organismos nocivos, promovendo um ambiente mais saudável para todo o lar.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo