Trump agora tem apoio vocal de figuras de tecnologia. Ele inclui Elon Musk. Eduardo Bolsonaro, deputado, afirma que isso pode trazer benefícios à eleição.
No dia 9 de novembro de 2022, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, consolidou sua vitória na disputa pelo presidente dos EUA. Diante da conquista, o empresário e presidente da Tesla, Elon Musk, pode se sentir aliviado, pois esteve presente no resort de luxo de Trump na Flórida, acompanhando os apoiadores mais próximos do candidato. Muitas vezes, o suporte de Elon Musk a Donald Trump foi um dos pontos altos em sua campanha. Até hoje, o empresário americano mantém uma importante postura no cenário político nacional, onde, a cada momento, é visto com a ótica de um funcionário do governo.
Como promessa de campanha, Donald Trump tem sido uma figura divisiva e um grande divisor na política norte-americana. Diante disso, o suporte de Bolsonaro à figura pública não é um fato isolado. Assim como Eduardo Bolsonaro, várias outras pessoas no mundo também o seguem e demonstram apoio. Ao mesmo tempo, as redes sociais se tornam um campo relevante para demonstrar esses sentimentos, permitindo o envio de mensagens e vídeos para o público em geral. Além disso, muitos acreditam que a vitória do candidato represente uma vitória de Trump.
Trump triunfante, Musk celebra e vê oportunidades
O bilionário da tecnologia Elon Musk prometeu apoiar o presidente eleito Donald Trump após a tentativa de assassinato dele em julho e mais tarde doou US$119 milhões para um comitê de ação política com o objetivo de reeleger Trump. Agora, com Trump reeleito, Musk está aproveitando o momento para celebrar e explorar possibilidades. ‘O povo da América deu a @DonaldTrump um mandato cristalino para a mudança esta noite’, escreveu Musk em sua rede social, o X, quando a vitória de Trump começou a parecer quase certa.
Parcerias e oportunidades
O empresário bilionário pode se beneficiar da presidência de Trump por meio de sua propriedade da SpaceX, que já domina o negócio de enviar satélites governamentais para o espaço. Com um aliado próximo na Casa Branca, Musk pode tentar capitalizar ainda mais esses laços governamentais. Além disso, a fabricante de veículos elétricos de Musk, a Tesla, pode colher ganhos de uma administração que Trump disse que seria definida pela ‘menor carga regulatória’.
Apoio incondicional
A doação se tornou objeto de uma contestação legal, mas um juiz decidiu que era procedente. Após colocar seu nome, dinheiro e plataforma atrás de Trump, Musk tem muito a ganhar com a reeleição do republicano. O presidente eleito disse que, em um segundo mandato, ele convidaria Musk para sua administração para eliminar o desperdício de recursos públicos. Musk se referiu ao esforço potencial como o ‘Departamento de Eficiência Governamental’, ou DOGE, o nome de um meme e criptomoeda que ele popularizou.
Conquistas e desafios
A SpaceX também começou a construir satélites espiões no momento em que o Pentágono e as agências de espionagem americanas parecem prontas para investir bilhões de dólares neles. No entanto, a empresa de Musk também enfrenta desafios, como a investigação dos sistemas de software de direção autônoma da Tesla. Além disso, o sindicato United Auto Workers entrou com acusações de práticas trabalhistas injustas contra Trump e Musk depois que os dois falaram sobre Musk ter supostamente demitido trabalhadores em greve durante uma conversa no X.
Um aliado de longa data
A relação entre Musk e Trump remonta à tentativa de assassinato do presidente eleito em julho. Como um dos apoiadores mais importantes do presidente eleito, o bilionário da tecnologia doou mais de US$119 milhões para financiar um Super PAC com o objetivo de reeleger Trump. A doação se tornou objeto de uma contestação legal, mas um juiz decidiu que era procedente.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo