ouça este conteúdo
Lojas de apps têm camadas de segurança, mas cuidado com programas mal-intencionados. Verifique fontes na Play Store e App Store para evitar riscos.
Programas baixados de fontes duvidosas podem trazer problemas para o smartphone e ter acesso não autorizado aos seus dados. Para reduzir os riscos com aplicativos maliciosos, é recomendável dar preferência a lojas como a Play Store, do Google, e a App Store, da Apple. (confira mais dicas a seguir).
Ao escolher um aplicativo, verifique sempre as permissões solicitadas e as avaliações de outros usuários. Além disso, mantenha seu programa sempre atualizado para garantir a segurança do seu dispositivo. Proteja-se!
Aplicativos: A Importância da Segurança nas Instalações
No iPhone, o risco de baixar um aplicativo mal-intencionado é um pouco menor, graças à política da Apple que limita os downloads à sua loja oficial. Por outro lado, no Android, existem diversas formas de baixar um programa, o que oferece mais opções aos usuários, porém, diminui o controle sobre a procedência dos aplicativos.
Para garantir mais segurança aos usuários, o Google está testando no Brasil uma ferramenta que impede a instalação de programas baixados de fontes não confiáveis, como navegadores, aplicativos de mensagens e gerenciadores de arquivos. Esses aplicativos muitas vezes solicitam permissões excessivas, o que pode representar um risco à segurança dos dados dos usuários.
O diretor de Estratégia de Segurança do Android, Eugene Liberman, alerta que os aplicativos suspeitos tentam obter permissões confidenciais, que são comumente exploradas por golpistas para cometer fraudes financeiras. Segundo ele, essas permissões geralmente são abusadas para interceptar senhas enviadas por SMS, monitorar a tela do dispositivo e acessar informações sensíveis.
Liberman ressalta que 95% dos ataques ocorrem por meio de aplicativos baixados de fontes não oficiais. Mesmo que a Google Play Store e a App Store sejam consideradas confiáveis, é fundamental que os usuários estejam atentos ao que estão baixando em seus dispositivos.
Uma maneira de identificar aplicativos falsos é verificar o desenvolvedor do programa. Nas lojas oficiais, como a Play Store e a App Store, as informações sobre o desenvolvedor são exibidas abaixo do nome do aplicativo. Caso o nome do desenvolvedor não pareça relacionado à marca do aplicativo, é possível que se trate de um aplicativo falso.
Outro ponto importante é conferir os dados de contato do desenvolvedor, como o e-mail e o site da empresa responsável pelo aplicativo. Em casos de aplicativos governamentais, é comum que os e-mails terminem em ‘.gov.br’ ou ‘.jus.br’, o que pode indicar a legitimidade do programa.
Além disso, a data de lançamento do aplicativo também é um indicativo de sua confiabilidade. Aplicativos mais antigos tendem a ser mais seguros, enquanto programas recentes podem representar um risco maior. É essencial também verificar as avaliações deixadas por outros usuários, pois estas podem fornecer insights sobre a qualidade e segurança do aplicativo em questão.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo