Segundo reportagem, ‘empréstimo’ de avião é comum, mas empresa teme sanções dos EUA ao abastecer aeronave russa.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar nesta quinta-feira (22) do Rio de Janeiro para Brasília, onde teve um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lavrov veio ao Brasil em aeronave do governo russo – porém, de acordo com uma reportagem do Valor Econômico, enfrentou dificuldades para utilizar o avião no trajeto Rio-Brasília devido a questões relacionadas ao abastecimento da aeronave em solo brasileiro.
Segundo o Valor, a empresa encarregada do abastecimento no Aeroporto de Brasília estava receosa de ser alvo das sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia desde o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Inframerica aponta empresas autorizadas a abastecer aeronaves em Brasília
A Inframerica, empresa responsável pela administração do aeroporto de Brasília, esclareceu que três empresas estão autorizadas a fornecer combustível às aeronaves no terminal brasiliense: Vibra, Shell e AirBP. A empresa, apontada como ‘pivô’ da dificuldade, ressaltou que não é a única autorizada a abastecer em Brasília, em reportagem à GloboNews.
Segundo a Inframerica, a empresa que administra o aeroporto, diversos fornecedores estão habilitados para o abastecimento de aeronaves, garantindo que não há irregularidade no processo. Isso também foi confirmado por diplomatas brasileiros, para quem o uso de voos da FAB para transportar autoridades estrangeiras no país é praxe.
Relações diplomáticas entre Brasil e Rússia
O Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ressaltou a importância das agendas relacionadas ao G20 no Brasil, durante a visita do chanceler russo, Sergey Lavrov. Houve, então, conversas entre integrantes dos governos brasileiro e russo para que Lavrov se dirigisse à capital do país para se encontrar com o ex-presidente Lula.
Após a reunião com Lula, foi informado que foram discutidos diversos temas, entre os quais o G20 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que completa dois anos. Lula expressou a disposição do Brasil em colaborar com esforços em favor da paz e defendeu que os dois países cheguem a um consenso, relatou a assessoria de Lula.
Brasil no cenário internacional
O presidente brasileiro reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com esforços em favor da paz e defende a criação de um ‘clube da paz’, formado por alguns países como China, Indonésia e Índia, que possam intermediar as conversas entre países em conflito. Além disso, Lula informou que irá à Rússia em outubro deste ano para participar da cúpula do Brics, demonstrando o interesse do Brasil em buscar soluções para os conflitos internacionais.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo