ouça este conteúdo
Colômbia busca 2º título da Copa América na final contra a Argentina. Partida acontece neste domingo às 21h.
Neste domingo (14), a Brasil enfrenta o Peru em busca de seu 9º título de Copa América.
A Copa América é o mais antigo torneio de seleções de futebol do mundo, sendo o principal campeonato de futebol sul-americano. A competição reúne as melhores equipes do continente em busca do título e da glória esportiva.
Copa América: Torneio Sul-Americano
A partida da Copa América acontece às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Mesmo formando grandes times ao longo das décadas, os Cafeteros só conseguiram chegar à final continental em três ocasiões: 1975, 2001 e agora, em 2024. Com isso, há apenas uma taça na galeria, conquistada na edição extremamente conturbada do início do século XXI. Em 2001, a Colômbia enfrentou uma guerra civil entre grupos terroristas ligados ao narcotráfico, deixando um rastro de violência e morte por toda a nação. Preocupada com a situação, a Conmebol realizou reuniões antes da Copa América 2001, que estava marcada para acontecer no país, e decidiu cancelar o torneio em 1º de julho. No entanto, cinco dias depois, a entidade sul-americana se reuniu novamente e, mesmo com a Venezuela se oferecendo como nova sede, optou por manter a competição na Colômbia, anunciando que o certame aconteceria entre os dias 11 e 29 de julho. Isso gerou um verdadeiro ‘efeito dominó’ nos bastidores, resultando em uma Copa América bizarra e inesquecível – em todos os sentidos.
Grandes Times e Partida Inusitada
Argentina e Canadá desistiram da Copa América 2001 devido a problemas de segurança e desorganização. O Canadá dispensou os atletas quando o torneio foi cancelado, enquanto a Argentina reclamou de ameaças de grupos terroristas, abandonando a competição. A Costa Rica substituiu o Canadá, aceitando o convite de última hora. Com a desistência da Argentina, Honduras foi chamada às pressas para participar do torneio, chegando à Colômbia em um avião da Força Aérea Colombiana no dia 13 de julho, horas antes da estreia contra a Costa Rica, em Medellín. Sem tempo para treino, Honduras enfrentou desafios únicos durante a Copa América.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo