Rivotril genérico continuará em outras apresentações e na versão genérica com adaptação de dosagem, 30 comprimidos de 2mg, formulação com 0,5mg, princípio ativo do Rivotril e SAC Biopas.
A Blanver Farmoquímica e Farmacêutica anunciou em seu site que o medicamento Rivotril 0,5 mg foi descontinuado, tanto com 20 comprimidos quanto com 30. A apresentação de 2 mg com 20 comprimidos também não será mais fabricada. O motivo não foi detalhado no comunicado.
Os pacientes vão continuar tendo outras opções do fármaco, assim como o medicamento genérico, o clonazepam. Uma vez que o Rivotril é um medicamento ansiolítico, que atua como um princípio ativo do fármaco, os pacientes podem se consultar com seus médicos para escolher a melhor opção que lhes atenda. Além disso, o clonazepam é um medicamento que também tem clonazepam como princípio ativo, e é usado para tratar sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada.
Clonazepam: Entendendo o Princípio Ativo do Rivotril
A clonazepam, princípio ativo do medicamento Rivotril, é um ansiolítico de tarja preta, indicado para crises epiléticas, espasmos infantis (Síndrome de West), transtornos de ansiedade em geral, crises de pânico, síndromes psicóticas e transtornos de humor. Além de ter ação anticonvulsivante, o clonazepam é relaxante muscular e tranquilizante, conforme a bula do medicamento.
As apresentações do Rivotril que serão mantidas incluem Rivotril 2 mg (apresentação com 30 comprimidos), Rivotril 0,25 mg (apresentação com 30 comprimidos sublinguais) e Rivotril 2,5 mg/mL (solução oral, apresentação em frasco com 20 mL).
Com a descontinuação da formulação com 0,5 mg, os pacientes não ficarão sem opção de tratamento. Com as versões que continuarão sendo fabricadas, é possível ajustar a dosagem, utilizando a opção gotas, que seriam apenas cinco gotas, ou dois comprimidos de 0,25 mg, além de ter a opção de 1/4 de 2 mg, genéricos e também similares.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo