A página inicial da plataforma exibe um alerta de
bad gateway
bad gateway
devido à falha na interface de programação de aplicativos, provavelmente causada pela sobrecarga do servidor.
Em meio à crescente popularidade do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA), o sistema sofreu uma instabilidade significativa na manhã desta quinta-feira, 23, preocupando os usuários do X (antigo Twitter) que relatam dificuldades em acessar o serviço. A causa apontada para essa instabilidade é uma falha na interface de programação de aplicativos (API) da plataforma, que começou a apresentar problemas por volta das 8h50.
A falta de transparência sobre a causa exata da instabilidade do ChatGPT é preocupante, especialmente considerando a não disponibilidade de informações detalhadas sobre o problema em questão. Sem uma explicação clara sobre o que está a acontecer, os usuários ficam sem acesso ao serviço, o que pode afetar negativamente as atividades de muitas pessoas que dependem do ChatGPT. A ausência de transparência em situações como essa pode aumentar a ansiedade e a insegurança, o que é um problema quando a estabilidade é fundamental para o uso diário de uma ferramenta como essa.
Instabilidade no ChatGPT atinge usuários em diferentes partes do mundo
Usuários de todo o planeta relatam problemas com a ferramenta de inteligência artificial, sem nenhuma informação fornecida sobre a causa raiz da instabilidade. A OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, iniciou trabalhos visando corrigir a falha. A versão web da IA enfrenta problemas, enquanto a aplicação móvel apresenta lentidão na execução de comandos.
Segundo relatos de usuários em diferentes países da rede de Elon Musk, a ferramenta enfrenta instabilidade. A página inicial da plataforma exibe um alerta de ‘bad gateway’, geralmente associado à sobrecarga do servidor, devido, por exemplo, ao excesso de tráfego. A instabilidade no ChatGPT afeta usuários de todo o mundo.
A OpenAI está pronta para competir com o Google, lançando seu próprio site de buscas, o SearchGPT. A ferramenta permitirá que usuários façam pesquisas de textos, sites e imagens por inteligência artificial. O site de buscas será independente do ChatGPT e apresentará uma barra de pesquisa para que os usuários possam digitar suas dúvidas.
Um recurso único da ferramenta é o campo de contexto, que acumula o conhecimento de buscas anteriores, criando uma espécie de memória do que foi buscado pelo usuário. Essa capacidade é resultado da janela de contexto da IA, que armazena informações. No entanto, a OpenAI não divulgou o tamanho da janela de contexto da ferramenta.
A janela de contexto da ferramenta é semelhante à do GPT-4, que possui cerca de 128 mil tokens. O GPT-4 é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, que utiliza a interface de programação de aplicativos para processar informações. A ferramenta de inteligência artificial enfrenta problemas, como falha na interface e sobrecarga do servidor.
A instabilidade no ChatGPT é um problema significativo, visto que a ferramenta é uma das principais competidoras do Google no mercado de buscas. A OpenAI precisa resolver o problema o mais rápido possível para manter os usuários da ferramenta. A instabilidade no ChatGPT pode afetar a confiança dos usuários na ferramenta e causar perda de tempo e dinheiro.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo