A nova ferramenta aplicou tecnologia de IA generativa, com modelos de IA, para criar um assistente virtual que gerou aproximadamente 40% de conversões de leads, duas vezes mais do que a taxa de 20% da marca Sensia.
O lançamento de um chatbot de atendimento representa uma inovação significativa na indústria imobiliária, permitindo melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência nas operações.
A parceria entre a Microsoft, a OpenAI e a BlueShift permite criar modelos que imitam a interação humana, resultando em um assistente virtual de qualidade, o que pode ser um diferencial competitivo no mercado. O modelo de IA utilizado também pode ser personalizado para atender às necessidades específicas da Sensia Incorporadora, otimizando o atendimento e melhorando a satisfação dos clientes. Além disso, a tecnologia de IA pode ser integrada a outros sistemas, facilitando o fluxo de informações e melhorando a eficiência operacional.
Desenvolvimento de Assistente Virtual com Tecnologia de IA
A MRV, uma empresa de construção, já havia experimentado o sucesso em utilizar inteligência artificial para atendimento de vendas através da assistente virtual Mia. Com a Sensia, a empresa identificou a oportunidade de criar uma nova solução capaz de se adaptar às diferentes necessidades, dúvidas e preferências dos clientes de forma personalizada e fluida. Com isso, definiram os objetivos e optaram pela adoção do Microsoft Azure OpenAI Service, que permite ao usuário desenvolver copilotos personalizados com modelos de IA generativa para criar uma assistente virtual chamada Sofia.
‘Com a API da OpenAI, conseguimos criar um ambiente seguro onde podemos colocar todas as informações comerciais dos empreendimentos sem disponibilizá-las de forma direta para o mercado’, revela Natasha Resende, responsável pelo Núcleo de Inteligência Cognitiva na MRV. A Sofia já está disponível aos consumidores em tempo integral, utilizando o modelo GPT para conversar com os clientes da Sensia por meio do WhatsApp ou do site da empresa. Ela é capaz de entender as intenções, as dúvidas e as preferências dos consumidores, responde de forma natural e coerente a partir de um banco de dados com as informações dos empreendimentos da construtora.
A solução também foi integrada à plataforma da Zendesk, um software de atendimento ao cliente e gestão de suporte, a fim de viabilizar a gestão mais eficaz das interações e um fluxo de trabalho contínuo entre a IA e os operadores humanos. Diante da inatividade do chat por mais de seis horas, a Sofia repassa o atendimento para um atendente humano, evitando a perda de negócios em potencial.
Com a implantação, a MRV dobrou a taxa de conversão de leads, passando de 20% para 40%. Além disso, a solução gerou aproximadamente R$ 100 milhões no valor geral de vendas (VGV) anual. Outro benefício observado foi que 93% das solicitações passaram a ser resolvidas sem intervenção humana, representando um aumento na automação de tarefas mais simples. Houve ainda uma redução no tempo do atendimento: as primeiras respostas passaram de duas horas a imediatas. Já para finalizar o contato e encaminhar a um corretor, o tempo caiu de três dias para alguns minutos.
‘Já começamos a experimentar o GPT com a Mia, nossa assistente virtual para a MRV. É um projeto muito grande, queremos rever toda a jornada do cliente usando IA generativa, torná-la mais personalizada de acordo com o momento do cliente e mais humanizada. Além disso, queremos ajudar o vendedor com IA’, comenta Caio Almeida Reis, gestor comercial corporativo na MRV.
Com sede em Belo Horizonte, a MRV&CO é composta pelas marcas MRV, Luggo, Sensia, Resia, Urba e Mundo da Casa, focando em diferentes públicos com diferentes faixas de renda. Fundada em 2012, a BlueShift oferece soluções de IA generativa, big data, inteligência artificial, machine learning e analytics. Entre seus parceiros tecnológicos estão Oracle, Databricks, Denodo, Microsoft, AWS e Google.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo