ouça este conteúdo
Plantas medicinais complementam tratamento do diabetes, com propriedades que ajudam na rotina de pessoas, comprovação científica de aliados no combate.
As infusões para diabetes são excelentes alternativas para complementar o tratamento do diabetes, visto que certas plantas e raízes possuem características que auxiliam na diminuição da glicemia. Elas não substituem os medicamentos, porém podem integrar a rotina de indivíduos com essa condição, em conjunto com a alimentação e a prática de atividades físicas.
É fundamental manter o controle adequado da glicemia para prevenir complicações relacionadas ao diabetes tipo 2. Além disso, é essencial seguir as orientações médicas para garantir a eficácia do tratamento. A combinação de hábitos saudáveis, como a ingestão de chás apropriados, pode contribuir significativamente para o bem-estar de quem convive com o diabetes.
Chás para controle de diabetes: aliados no combate
De acordo com Letícia Marques Kovalski, nutricionista do Hospital Sapiranga, há comprovação científica de que alguns chás podem ser aliados no combate ao diabetes. Eles são complementares ao tratamento do diabetes. A canela, por exemplo, é uma ótima aliada. Estudos já comprovaram que o ingrediente é capaz de reduzir a resistência à insulina, hormônio que controla o açúcar no sangue, ajudando a tornar a glicemia em níveis adequados. A canela é uma excelente aliada do controle de diabetes, principalmente o diabetes tipo 2. Ela possui efeito anti-inflamatório e antioxidante, aumenta a imunidade, acelera o metabolismo, tem ação antifúngica e melhora o trânsito intestinal. Para fazer o chá, coloque três paus de canela em um litro de água, deixando ferver por 10 a 15 minutos.
Chá de camomila: propriedades que ajudam no controle de diabetes
O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes, mas ele também pode entrar na lista de chás para pessoas com diabetes. Estudos realizados indicaram que a planta teve impacto positivo no controle glicêmico em pessoas com diabetes. Além disso, a camomila possui efeito antioxidante, atuando no combate à ação dos radicais livres. Para preparar o chá, coloque uma xícara de café com flores de camomila secas em meio litro de água já fervida. Tampe e deixe descansar por 15 minutos.
Chá de carqueja: aliado no combate ao diabetes tipo 2
Entre os melhores chás para diabetes está o de carqueja. Essa é uma planta que já teve seus efeitos de reduzir a quantidade de açúcar no sangue comprovados cientificamente. A carqueja é rica em flavonoides, que têm ação antioxidante e que melhoram o metabolismo, reduzindo a absorção de açúcares ingeridos na alimentação. Para preparar o chá, aqueça a água e, quando estiver quente, adicione uma xícara de carqueja.
Chá de melão-de-são-caetano: efeitos positivos no controle de diabetes
O melão-de-são-caetano é outra fruta cujas folhas possuem, comprovadamente, efeitos positivos no controle do diabetes. Um estudo mostrou que o melão-de-são-caetano é seguro e eficaz para a redução de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. Para preparar esse chá, coloque uma colher de sopa das folhas secas de melão-de-são-caetano em um litro de água fervente. Deixe repousar por cinco minutos, coe e sirva em seguida.
Chá de ginseng: propriedades que ajudam no controle de diabetes
O ginseng é uma planta cultivada no oriente cuja raiz é conhecida por suas propriedades.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo