Descoberta por um monge na região de Champagne, a bebida é símbolo do Réveillon. O espumante tem Denominação de origem controlada. Associação Brasileira de Enologia.
O champagne é uma bebida que encanta e celebra momentos especiais. Seja para brindar o Réveillon ou para comemorar uma conquista, essa bebida alcoólica é sempre bem-vinda.
O vinho espumante produzido na região francesa é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e sabor inconfundível. As bebidas espumantes desse local são únicas e têm um charme incomparável.
Champagne: a famosa bebida alcoólica
No mundo das bebidas, o termo ‘Champagne’ é uma denominação de origem controlada do vinho espumante produzido na região francesa. Essa distinção é necessária para diferenciar esse tipo de bebida de outros espumantes existentes no mercado. A região francesa em questão é conhecida por seu clima frio e solo com as características ideais para o cultivo das uvas corretas, como chardonnay, pinot noir e pinot meunier.
Champagne e a Associação Brasileira de Enologia
De acordo com a Associação Brasileira de Enologia, nem mesmo outras regiões francesas podem utilizar o nome ‘Champagne’ em suas bebidas. Isso ressalta a importância e exclusividade desse espumante produzido na região francesa. A Associação também destaca o papel crucial do clima e solo adequados para a produção da bebida de alta qualidade.
O Surgimento do Champagne e o Monge Católico
O champagne não foi exatamente criado, mas sim descoberto no século 17. O monge católico Dom Pérignon (1638-1715) teve um papel fundamental nesse descobrimento. Ele ficou intrigado com relatos de produtores locais sobre garrafas de vinho estourando sozinhas devido a uma segunda fermentação após o engarrafamento. Dom Pérignon solucionou o problema ao adotar a rolha de cortiça presa com arames, marcando assim os primeiros passos para o surgimento do champagne.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo