ouça este conteúdo
Operadoras integram Celular Seguro, aumentando adesão de usuários. Saiba como funciona: maneiras de bloquear, falha na plataforma, Gov.br também bloqueia.
🔎Além do Celular Seguro: 4 formas de bloquear celular Android e iPhone📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: fique por dentro das principais notícias, tutoriais e reviews Veja Mais Celular Seguro: Vivo, Tim e Claro aderiram ao programa; confira detalhes — Foto: TechTudo 📝 Em comunicado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destacou a importância de manter o celular protegido com um seguro adequado.
Para garantir a segurança do seu celular, é essencial utilizar um aplicativo de proteção. Existem diversas opções disponíveis no mercado para dispositivos móveis que oferecem recursos avançados de segurança. Não deixe de instalar um programa de segurança para celulares e proteger suas informações pessoais.
Programa Celular Seguro: Integração e Funcionamento
Segundo o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, a integração com a operadora corrigiu uma das principais falhas do programa. O programa Celular Seguro foi lançado em dezembro do ano passado com o intuito de ajudar a combater os crimes de roubo e furto de celulares no país. Segundo informações do governo, as plataformas do programa já passaram de dois milhões de cadastros.
Com a integração entre as operadoras e a plataforma, a expectativa é de que a adesão a aumente. Como o Celular Seguro funciona? O cadastro no aplicativo é vinculado à conta Gov.br. Após o usuário informar os dados do celular no app, ele pode usar a plataforma para registrar uma ocorrência em caso de perda, roubo ou furto do dispositivo móvel. Feito isso, as operadoras recebem o pedido e realizam o bloqueio do chip rapidamente. Vale destacar que a ação também bloqueia os aplicativos bancários para evitar golpes. Há ainda a possibilidade de indicar um contato de confiança. Dessa forma, outra pessoa pode realizar o bloqueio para o usuário.
Novas Maneiras de Bloquear Celulares: Ação de Proteção
Novas ações para combater o roubo de celulares estão em andamento. O programa trabalha em um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones móveis desenvolvido no Piauí. Ele funciona da seguinte maneira: ao habilitar uma nova linha, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada. Caso esse dispositivo tenha sido roubado e haja um registro de furto ou roubo do celular, o receptador recebe uma intimação por WhatsApp para comparecer a uma delegacia e explicar a situação. Caso o usuário não apresente a nota fiscal do dispositivo, terá que entregar o telefone às autoridades, que mandarão para os verdadeiros donos.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública piauiense, no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, o crime de roubo de celulares diminuiu 44% no estado, e o de furto caiu 18%. Já o índice de recuperação de aparelhos aumentou 139%. O que muda com a adesão das operadoras? Com a adesão do programa, usuários com chip da Tim, Vivo e Claro agora podem bloquear a linha telefônica em caso de roubo ou furto do aparelho em apenas alguns cliques pelo Celular Seguro. O aplicativo possui botão de emergência que deve ser utilizado apenas se o aparelho for roubado, furtado ou perdido, uma vez que não há possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta, mas recupere o aparelho, será necessário solicitar o acesso diretamente com a operadora de telefone. Com informações de Gov.br.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo