Castelo construído por Joseph Ferdinand Cheval, um carteiro, em 33 anos, classificado como de pedra e surrealista.
No coração da França, Hauterives é um pequeno vilarejo que, cada ano, atrai mais de 120 mil turistas. A atração principal é o Palais Ideal, um castelo construído por apenas uma pessoa, Joseph Ferdinand Cheval, e que levou 33 anos para ser finalizado.
Apesar da pequenez do local, a Armação da estrutura foi pensada para ser imponente e não deixa a desejar. O Palais Ideal é considerado um monumento da história da arquitetura e atrai visitantes de todo o mundo. Com uma história curiosa, o castelo também abriga uma biblioteca, e é fácil entender por que é considerado um palácio de sonhos.
Construção de um Sonho: O Castelo de Pedra
Em uma cidade do futuro, onde a imaginação conhece apenas limites, nasceu um projeto inusitado que modificaria a história da arquitetura. Era o sonho de um homem comum, que se tornaria uma obra-prima do castelo. Ferdinand Cheval, um carteiro francês, foi o criador da ‘Cidade dos Sonhos’. O palácio ganhou o status de monumento histórico em 1969 e atrai visitantes de todo o mundo.
A Iniciativa de um Carteiro
Como era a ‘cidade do futuro’ sonhada por Walt Disney? De acordo com uma reportagem do Business Insider, Cheval entregava correspondência na mesma rota de 29 quilômetros todos os dias. Quando tinha 43 anos, tropeçou em uma pedra de formato estranho e ficou tão fascinado que levou o item para casa. A beleza do objeto o motivou a fazer uma escultura, depois a alvenaria e a arquitetura surrealista. O castelo é ornado por animais de pedra, que foram construídos a partir das memórias do carteiro sobre os cartões postais que ele entregava.
Uma Obra de Arte no Coração da Cidade
Pelos próximos anos, ele passou a coletar pedras pelo caminho durante o dia e a trabalhar sozinho na construção do castelo durante a noite. Com pedra, argamassa e calcário, o castelo possui 26 metros de comprimento. A construção é uma verdadeira obra de arte, projetada sem seguir regras arquitetônicas, tornando-se um verdadeiro palácio.
Uma História Sem Fim
Em 1912, a edificação foi concluída e aberta ao público. Mas aquele não era o fim do trabalho de Cheval. Ele ainda teve coragem suficiente para ir fazer o seu túmulo no cemitério da Paróquia. Lá novamente trabalhou por 8 anos e tive a sorte de ter saúde para completar a ‘A Tumba do Silêncio e Repouso Sem Fim’, aos 86 anos de idade’, escreveu o carteiro em diário, que agora está registrado no site oficial do castelo.
Uma Obras de Arte Sem Fim
Construída sem nenhuma regra de arquitetura por um homem sem treinamento formal, o projeto chamou a atenção de arquitetos surrealistas. A construção foi tombada como monumento histórico da França e até hoje atrai visitantes de todo o mundo. Para visitar o castelo atualmente é preciso agendar a visita e comprar um ingresso no site da instituição. O ticket custa cerca de 7 euros (cerca de R$ 42).
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo