A mulher de 40 anos, ex-jornalista e atual vereadora, é candidata independente, ativista anticorrupção, exilada e observada pela comissão eleitoral.
Na última quarta-feira (20), uma nova candidata que busca a presidência da Rússia apresentou-se como uma voz comprometida com a paz, em meio à eleição na qual o atual presidente, Vladimir Putin, é considerado o favorito para a reeleição.
A comissão eleitoral confirmou que Ekaterina Duntsova está entre os 16 candidatos à presidência que concorrerão nas eleições de março de 2024 na Rússia. A candidatura de Duntsova representa uma alternativa em meio à predominância da figura de Putin e suas chances são consideradas de 50% na disputa, apesar das previsões que apontam para a reeleição do atual presidente.
Duntsova diz estar comprometida com a paz e isso é um ponto relevante em sua candidatura à presidência, trazendo um novo olhar para a política russa. Sua entrada na corrida eleitoral traz um fôlego novo para a presidência, mesmo diante das expectativas em torno da reeleição de Putin.
Presidência na Rússia: Vereadora de 40 anos se apresenta como candidata independente
A ex-jornalista de 40 anos e atual vereadora está lançando sua candidatura independente à presidência da Rússia, sob a plataforma de ‘pela paz e os processos democráticos’.
Comissão eleitoral confirma inscrição de 16 candidatos
‘Neste momento, já foram recebidos os expedientes de 16 candidatos’, confirmou nesta quarta a presidente da comissão eleitoral Ella Pamfilova, citada pelas agências de notícias russas. Os candidatos têm até 27 de dezembro para apresentar uma solicitação inicial de inscrição, segundo o calendário oficial.
Requisitos para candidatos independentes
Em caso de decisão favorável da comissão, qualquer candidato independente (não apoiado por um partido representado na câmara baixa do parlamento) deverá recolher 300.000 assinaturas de apoio e apresentá-las até 45 dias antes das eleições à comissão eleitoral, que tomará uma decisão final em um prazo de dez dias.
Eleições online e participação dos territórios ocupados na Ucrânia
Pamfilova assinalou hoje que ‘cerca de 38 milhões de eleitores’ terão a possibilidade de votar on-line no pleito que acontece entre 15 e 17 de março de 2024. Além disso, os territórios ocupados pela Rússia no leste e no sul da Ucrânia também vão participar das eleições.
Situação da oposição e candidatura de Vladimir Putin
Vladimir Putin concorre a um novo mandato de seis anos, em uma situação que parece ser uma formalidade, pois a oposição foi esmagada nos últimos anos. Quase todos os opositores políticos importantes, como o ativista anticorrupção Alexei Navalny, estão presos ou no exílio. Em teoria, Putin pode permanecer no Kremlin até 2036, quando completaria 84 anos.
© Agence France-Presse
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo