Discussões sobre aumento dos juros impulsionaram o desempenho do FIND11, fundo que investe em ações financeiras, diante de taxas elevadas e risco.
Durante uma reunião na Câmara dos Deputados, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que os juros altos não favorecem as instituições bancárias. Segundo ele, as taxas elevadas podem gerar consequências negativas no processo de concessão de crédito pelos bancos.
Campos Neto ressaltou a importância de manter juros altos em níveis adequados para garantir a sustentabilidade do sistema financeiro. Ele alertou que taxas elevadas podem dificultar o acesso ao crédito e impactar negativamente a economia como um todo. ações decolam
Juros Altos: Impactos nas Instituições Financeiras
Na pior das hipóteses, o risco de calotes empréstimos aumenta, o que pode reduzir o lucro dos bancos diante de taxas elevadas. No entanto, a julgar pelo desempenho do ETF FIND11, a áudience do mercado não parece compartilhar dessa visão. O FIND11 é um fundo negociado em bolsa que acompanha o desempenho do IFNC, o Índice Financeiro da B3, que mede as ações das empresas do setor financeiro brasileiro, incluindo bancos, fintechs e seguradoras.
Desde o dia 5 de agosto, o FIND11 teve um aumento de 10%, quase o dobro da variação do Ibovespa. Esse período também marcou o início de discussões mais intensas sobre a possibilidade de o Banco Central elevar as taxas elevadas de juros. Um gráfico comparativo mostra a evolução da rentabilidade acumulada do FIND11 e do BOVV11 até o dia 13 de agosto. O BOVV11 é um ETF que segue o Ibovespa.
Até meados de junho de 2024, a rentabilidade acumulada do FIND11 estava abaixo do BOVV11. No entanto, a partir desse ponto, ambos os investimentos tiveram desempenhos semelhantes até o início de agosto. Nos últimos dias, o FIND11 superou o BOVV11 em ganhos acumulados no ano.
A avaliação do impacto das taxas elevadas de juros nos negócios das instituições financeiras, feita pelo presidente do Banco Central, é embasada teoricamente. No entanto, a assembleia pública do mercado indica que o aumento dos juros pode ter um impacto positivo na lucratividade dos bancos, contrariando as previsões iniciais. A possibilidade de firmas aumentando seus lucros em um cenário de juros altos é algo que merece atenção e análise mais aprofundada.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo