Mais de 70% dos brasileiros se declararam desconhecedores de ESG, embora a maioria seja considerada informada sobre sustentabilidade. Pesquisa da OLX: gerações Z e Baby Boomers, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, economia circular, práticas sustentáveis, modelo econômico, reutilização, reciclagem, frete neutro, entrega.
A maior parte dos brasileiros considera-se bem informada sobre Sustentabilidade. Entretanto, 72% afirmam não ter conhecimento sobre ESG. Esses são dados revelados por um estudo conduzido pela OLX, uma das principais plataformas de comércio online de produtos usados e seminovos no Brasil, com o intuito de analisar a relevância da Sustentabilidade nos tempos atuais e também de compreender as Percepções dos consumidores brasileiros.
Para promover uma maior consciência ambiental e incentivar práticas sustentáveis, é fundamental que sejam desenvolvidas iniciativas comerciais sustentáveis. Além disso, investir em um modelo econômico circular pode ser uma estratégia eficaz para garantir a preservação dos recursos naturais a longo prazo. Portanto, é essencial que empresas e consumidores brasileiros estejam comprometidos com a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente. A união de esforços nesse sentido contribui para um futuro mais equilibrado e saudável para todos. Sustentabilidade, Percepções, Brasileiros.
Sustentabilidade e Percepções dos Brasileiros
A pesquisa recente revela uma interessante percepção sobre a sustentabilidade entre os brasileiros. Embora a população demonstre ter noção do que é sustentabilidade, há um desconhecimento significativo em relação ao termo ESG (72%). Surpreendentemente, até os mais jovens, da geração Z, não demonstram um amplo conhecimento, com apenas 33% afirmando estar familiarizados com o termo, como analisa Regina Botter, diretora geral da OLX. Você pode identificar a importância da conscientização ambiental e da adoção de práticas sustentáveis?
Em relação aos que têm conhecimento sobre ESG, 93% reconhecem a importância do papel das grandes empresas nas práticas sustentáveis. Diante disso, qual é a sua opinião sobre o envolvimento das empresas privadas em prol da sustentabilidade? Além disso, o que vem à mente quando se fala em Economia Circular?
A Economia Circular é um modelo econômico que visa minimizar o desperdício e otimizar o uso dos recursos disponíveis. Diferentemente do modelo linear tradicional, que envolve a extração, produção, uso e descarte, a circular propõe um ciclo contínuo de reutilização, reparo, recuperação e reciclagem de produtos e materiais. Essa abordagem promove a sustentabilidade por meio da redução do desperdício e da prolongação da vida útil dos produtos.
No contexto prático, a compra e venda de produtos usados, como na plataforma da OLX, exemplifica a Economia Circular, proporcionando maior durabilidade aos produtos e reduzindo a produção de resíduos. Embora a maioria tenha conhecimento superficial sobre o tema, cerca de 26% ainda desconhece totalmente essa prática. Qual é o seu nível de familiaridade com o conceito de Economia Circular?
Quanto à relevância da Economia Circular, 96% dos entrevistados reconhecem sua importância. As gerações X, Y e Baby Boomers são as mais familiarizadas com esse conceito. Além disso, as regiões do país, como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, demonstram uma visão unânime da importância da Economia Circular para a economia sustentável.
Agora, considerando que você já compreende melhor a Economia Circular, qual é a sua avaliação sobre essa iniciativa? E quanto ao Frete Neutro, outra prática sustentável em destaque?
A conscientização sobre o Frete Neutro ainda é baixa, com apenas 20% dos entrevistados familiarizados com o conceito, destacando-se a geração Z, com 24% de conhecimento. Surpreendentemente, quase metade dos participantes afirmam nunca ter ouvido falar sobre esse tipo de entrega, sendo a geração Y a menos informada, com 55% de desconhecimento.
Em relação à disposição de pagar pelo Frete Neutro, 47% dos entrevistados mostram-se favoráveis, enquanto 32% nunca consideraram essa possibilidade e 21% afirmam que não pagariam pelo serviço. Regionalmente, a aceitação de pagar pelo Frete Neutro é mais expressiva no Norte e Centro-Oeste.
Diante desses dados, você já considerou a viabilidade de aderir ao Frete Neutro ao realizar compras online? Esses resultados revelam a importância da conscientização e do engajamento em práticas sustentáveis para construirmos um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente.
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo