Brasileiros retornam ao pódio em Paris, conquistando medalha de ouro. Mulheres ficam com a medalha de bronze na modalidade golbol.
Na manhã desta quinta-feira, o Brasil garantiu mais uma medalha de bronze no golbol masculino. A equipe brasileira enfrentou a China e saiu vitoriosa com um placar de 5 a 3, conquistando assim a medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024. Essa vitória marca o retorno do Brasil ao pódio na modalidade, após ter conquistado o título paralímpico em Tóquio, em 2021.
Além da medalha de bronze, essa conquista representa uma grande distinção para o esporte brasileiro. A equipe mostrou garra e determinação, reafirmando seu lugar entre as melhores do mundo. O orgulho nacional brilha mais uma vez!
Destaque da Partida
O grande destaque da partida foi o brasiliense Leomon Moreno, que se destacou ao marcar três gols na emocionante partida realizada nesta quinta-feira. Com essa performance, ele conquistou a sua segunda medalha paralímpica da carreira, um feito significativo. No entanto, entre as mulheres, a China deu o troco e venceu o Brasil por 6 a 0 na disputa pela medalha de bronze. Dessa forma, as brasileiras repetiram a quarta posição que já haviam alcançado em Tóquio e na Rio 2016, mais uma vez vendo escapar a tão sonhada medalha inédita.
Reflexão sobre o Desempenho
‘Somos campeões, com toda a mentalidade campeã. Trabalhamos muito para que isso aconteça e, como o Leomon disse, infelizmente, ontem escapou. Eu sempre digo que no alto rendimento é isso, alguém tem que perder para outro seguir. E essa medalha de bronze para nós tem um sabor de ouro, sim. É a coroação do nosso trabalho, é a coroação da dedicação de todos que se afastaram de suas famílias e filhos para se dedicar ao nosso golbol. É uma felicidade imensa e gratidão por esse bronze’, disse Parazinho, relembrando a derrota na semifinal contra a Ucrânia.
Início da Partida
Os brasileiros começaram a partida demonstrando que não estavam abalados após a derrota para a Ucrânia na semifinal do golbol masculino. Desde o início, os lances de maior perigo foram criados pelos brasileiros, apesar da sólida atuação defensiva dos chineses. A 5 minutos e 35 segundos do fim do primeiro tempo, Leomon Moreno conseguiu furar o bloqueio chinês e fez 1 a 0 para o Brasil, um placar que se manteve até o final da etapa inicial.
Desenvolvimento do Jogo
No segundo tempo, os brasileiros deslancharam. Leomon Moreno marcou mais duas vezes, e o Brasil chegou a ter uma vantagem de 4 a 0 no placar. Contudo, os chineses não desistiram da medalha de bronze e tentaram reagir, mas os brasileiros mantiveram a calma para administrar a vantagem e fechar o jogo em 5 a 3, garantindo assim a medalha de bronze em Paris. Esta conquista representa a quarta medalha consecutiva do Brasil no golbol nas Paralimpíadas. A primeira medalha foi a prata conquistada nos Jogos de Londres em 2012.
Desempenho das Brasileiras
As brasileiras já haviam enfrentado as chinesas na fase de grupos, onde perderam por 3 a 1, e não conseguiram se vingar nesta quinta-feira. A China abriu 2 a 0 no primeiro tempo e deslanchou no início do segundo, encerrando a partida em 6 a 0. Wang Chunyan foi a artilheira, anotando quatro gols, três deles em pênaltis. Pela terceira edição consecutiva das Paralimpíadas, as brasileiras terminaram na quarta posição, a uma vitória da tão esperada medalha. Em Paris, a seleção foi composta por Gabriely Brito, Moniza Lima, Jessica Vitorino, Geovana Moura, Katia Silva e Danielle Longhini.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo