ouça este conteúdo
Empresas petrolíferas pressionadas após Opep+ e aliados planejarem fim gradual dos cortes na produção, impactando economia e empregos.
Hoje, as ações na Europa sofreram uma queda acentuada, com os investidores demonstrando preocupação com a situação econômica dos EUA, após o índice de gerente de compras (PMI) industrial de maio ter ficado aquém do esperado, gerando incertezas nos mercados.
Diante desse cenário de queda nos mercados europeus, alguns analistas sugerem um possível recuo nas projeções de crescimento econômico para o restante do ano, o que pode impactar diretamente os investimentos internacionais.
Queda na Produção de Petróleo Preocupa Mercado
Pressão está sendo exercida pelas empresas de petróleo devido à indicação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) e seus aliados de que planejam encerrar gradualmente os cortes na produção até o final do ano. No início desta manhã, por volta das 6h55, o índice Stoxx registrava um recuo de 0,80%, atingindo 515,70 pontos. O FTSE da Bolsa de Londres também apresentava queda, recuando 0,65% e atingindo 8.208,93 pontos, enquanto o Dax de Frankfurt perdia 1,12%, chegando a 18.397,14 pontos, e a bolsa de Paris sofria uma queda de 0,87%, alcançando 7.928,14 pontos. Durante esse período, as ações da BP caíam 3,75% e da Shell recuavam 2,35%.
O preço do petróleo Brent para agosto estava em queda, registrando uma queda de 1,70% e sendo cotado a 77,01 por barril. Mais tarde, por volta das 11h, os investidores estarão atentos ao relatório de emprego Jolts de abril dos EUA, buscando ‘sinais de que o aperto da política monetária está surtindo algum efeito’, como analisam os especialistas da Mizuho. A expectativa em torno desse relatório é grande, pois pode fornecer insights importantes sobre a saúde da economia e o mercado de trabalho.
A preocupação com a queda na produção de petróleo reflete as incertezas que pairam sobre o mercado global, com impactos potenciais na economia e nos índices de diversos países. Os gerentes de empresas e investidores estão atentos às movimentações do mercado, buscando se adaptar a esse cenário de mudanças e desafios.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo