Índice de PCE registrou alta de 0,1% em novembro, abaixo das expectativas de 0,2%.
Um dos principais motivos para a alta nas bolsas de Nova York foi a notícia de que a inflação americana medida pelo PCE ficou ligeiramente abaixo do esperado, o que sinaliza uma possível estabilidade econômica no país.
Além disso, a alta dos índices de ações das bolsas pode também estar relacionada a uma menor expectativa de aumento nos preços, mediados pelo indicador de inflação, e prepara-se para um cenário mais favorável para a economia. É provável que a aplicação de políticas mais assertivas acabe sendo necessária para controlar a economia. O mercado financeiro espera que a economia americana apresente um comportamento mais estável nos próximos meses.
Marcha do Mercado Capitais Mundiais
Em meio a cenário de inflação, o mercado de ações estadunidense continua a caminhar em alta, com destaque para as ações industriais, que lideram o desempenho diário. Às 13h10, o índice Dow Jones, que concentra ações de empresas envolvidas com indústrias, subia 1,18%, enquanto as ações das 500 maiores empresas americanas, medidas pelo S&P 500, avançavam 1,09%. É importante notar que a alta do índice que reúne ações de empresas de tecnologia, a Nasdaq, foi de 1,05%.
A inflação está no centro da atenção, com o índice que mede a inflação dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), um indicador de inflação muito usado pelo Federal Reserve para definir suas próximas decisões sobre juros, apresentando alta de 0,1% em novembro. Embora tenha se desacelerado em relação ao mês anterior, quando havia subido 0,2%, o resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas, que esperavam uma alta de 0,2%. A partir de um ano, o PCE subiu 2,4%.
Além disso, várias ações estiveram em destaque na sessão. A Eli Lilly (LLY; Nyse) lidera a alta com 4,69%, após a empresa anunciar que resolveu os problemas de distribuição de remédios para perda de peso. A Nvidia (NVDA; Nasdaq) está em segundo lugar com 2,64%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo