Investidores decepcionaram-se com medidas de estímulos chinesas. Preocupam-se com tensões entre EUA e China. As posturas-agressivas do governo chinês afetam a segurança-nacional, principalmente no setor-imobiliário e serviços-varejo.
As bolsas do Leste Asiático são palco de uma queda significativa, influenciada pelas medidas de estímulo insatisfatórias da China e um cenário de tensões que se aprofunda entre os EE.UU. e China, enquanto o presidente eleito americano, Donald Trump, define as estruturas do seu governo.
Na Japão, o índice Nikkei 225 registrou uma queda de 0,40% a 39.376,09, e, na Coreia do Sul, o índice Kospi recuou 1,94% a 2.482,57, mostrando a volatilidade do mercado e a necessidade de avaliação constante das políticas econômicas.
Desempenho Financeiro: Índices Asiáticos em Declínio
Na arena financeira, os índices asiáticos apresentaram um desempenho modesto, com o índice Hang Seng de Bolsas em Hong Kong registrando uma perda de 2,84% a 19.846,88 pontos. A China continental não foi poupada, com o índice Xangai Composto tendo uma queda de 1,39% a 3.421,97 pontos. Essa evolução é notada em meio a uma atmosfera tensa, devido à possibilidade de Trump nomear indivíduos com posturas-agressivas em relação à China para cargos-chave, como o secretário de Estado, expondo ainda mais as decepção-chinesas à segurança-nacional.
Ainda, é relevante mencionar que a China buscou apoiar o setor imobiliário com cortes de impostos, mas essas medidas parecem não ter agradado ao mercado. A autora do relatório destaca que essas medidas não foram particularmente bem recebidas, o que Reforça a decepção-chinesas. Nesse contexto, é importante notar que o setor imobiliário está passando por um momento delicado, com a segurança-nacional sendo uma preocupação crescente.
A setor-imobiliário não é a única área afetada; o setor de serviços varejo também tem sido impactado. Em Tóquio, empresas como a Yakult Honsha e a Lasertec apresentaram perdas significativas, com a Yakult Honsha caindo 8,9% e a Lasertec perdeu 4,4%. Em Hong Kong, a empresa de serviços varejo automotivo Zhongsheng Group liderou as perdas, com um declínio de 9,6%. A tensão por causa da segurança nacional está afetando essas empresas, exacerbando a decepção-chinesas e o setor-imobiliário, que já está em uma situação delicada.
Além disso, o setor de serviços-varejo também sofreu com o declínio das ações. A segurança-nacional parece ser uma preocupação crescente, com o mercado reagindo negativamente às mudanças políticas que afetam a China. A situação atual é caótica, com os serviços-varejo sendo uma das áreas mais afetadas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo