Após uma década de atrasos, a viagem inaugural do Starliner tem nova previsão de lançamento devido a um pequeno vazamento de hélio no sistema.
A aguardada estreia tripulada do Boeing Starliner, programada para este sábado (25), foi adiada – e até agora a Nasa não divulgou uma nova data. ‘A equipe realizou reuniões por dois dias seguidos, analisando a razão do voo, o desempenho do sistema e a redundância’, afirmou a agência em um comunicado. A expectativa em torno do lançamento do Boeing Starliner é grande, e a comunidade espacial aguarda ansiosamente por novidades.
Enquanto isso, os preparativos para o voo do Boeing continuam sendo acompanhados de perto. A Nasa está dedicada a garantir a segurança e eficácia da missão do Boeing Starliner, e novas atualizações serão compartilhadas em breve. A parceria entre a Nasa e a Boeing promete revolucionar a exploração espacial, trazendo avanços significativos para a humanidade.
Problema Técnico Adia Primeira Viagem Tripulada da Boeing Starliner
Ainda há trabalho a ser feito nessas áreas, e a próxima oportunidade de lançamento ainda está sendo discutida. A atualização ocorreu após vários atrasos anteriores neste mês e uma semana depois que as equipes da missão Boeing Starliner relataram um pequeno vazamento de hélio no módulo de serviço da espaçonave. Eles rastrearam o vazamento até uma peça chamada flange em um único propulsor do sistema de controle de reação, onde o hélio é usado para permitir que os propulsores funcionem.
A Nasa anunciou que as equipes não estavam planejando lançar antes de 25 de maio, dizendo que o tempo adicional antes do lançamento daria aos especialistas mais tempo para avaliar o problema, embora as análises até aquele momento tivessem constatado que o vazamento não representa uma ameaça à missão. ‘Os testes de pressão realizados em 15 de maio no sistema de hélio da espaçonave mostraram que o vazamento na flange é estável e não representaria um risco nesse nível durante o voo’, disse a agência espacial em um comunicado de imprensa na última sexta-feira (17). ‘Também foi indicado que o restante do sistema de propulsores está selado de forma eficaz em todo o módulo de serviço.
As equipes da Boeing estão trabalhando para desenvolver procedimentos operacionais para garantir que o sistema mantenha capacidade de desempenho suficiente e redundância apropriada durante o voo. Esta missão, chamada de Teste de Voo Tripulado, pode ser o último grande marco antes da Nasa considerar a espaçonave da Boeing pronta para operações rotineiras como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência federal.
O voo histórico estava a cerca de duas horas do lançamento, em 6 de maio, quando foi cancelado devido a um problema com uma válvula no segundo estágio, ou parte superior, do foguete Atlas V que levará o Boeing Starliner ao espaço. Os astronautas da Nasa designados para tripular a missão para uma estadia de uma semana na Estação Espacial Internacional, Suni Williams e Butch Wilmore, estavam em quarentena pré-voo, mas retornaram a Houston em 10 de maio para passar um tempo com suas famílias, disse a Boeing na semana passada.
A Nasa compartilhará mais detalhes assim que tivermos um caminho mais claro à frente. O Teste de Voo Tripulado está em desenvolvimento há uma década — resultado dos esforços da Boeing para desenvolver uma espaçonave digna de transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional sob o programa comercial da Nasa. O lançamento marcaria apenas a sexta viagem inaugural de uma espaçonave tripulada na história dos EUA, observou o administrador da agência espacial, Bill Nelson, em uma conferência de imprensa no início deste mês.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo