Inspirado por Ingrid Silva, ele ingressou na Dance Theatre of Harlem, após passar pela Escola Estadual de Dança e Companhia Jovem do Bolshoi.
Um jovem bailarino, que outrora considerou abandonar a dança aos 15 anos de idade, teve sua vida transformada após assistir a uma palestra da renomada brasileira Ingrid Silva. Foi nesse momento que ele encontrou a motivação para seguir em frente e agora, anos depois, ele dança ao lado de sua inspiradora na Dance Theatre of Harlem, uma companhia de dança mundialmente respeitada e referência na dança negra.
Hoje, Luís Fernando é um dos principais bailarinos da Dance Theatre of Harlem, uma instituição que é sinônimo de excelência na dança negra. Como um verdadeiro artista, ele se destaca por sua técnica e expressão, e é um exemplo de como a paixão e a dedicação podem levar um indivíduo a alcançar seus objetivos. Além disso, como um intérprete talentoso, ele é capaz de transmitir emoções e histórias através da dança, tocando o coração do público. A dança é sua vida, e ele está determinado a continuar inspirando e motivando os outros com sua arte. Desde 2024, Luís Fernando integra a Dance Theatre of Harlem, e sua carreira como bailarino e dançarino continua a florescer.
O Caminho do Bailarino
Oportunidades e exemplos são fundamentais para o sucesso de um bailarino, como é o caso de Luís Fernando Rego, de 23 anos, que nasceu e cresceu no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele ingressou na prestigiada Dance Theatre of Harlem, em Nova York, e se tornou um exemplo de superação. Apesar de ter crescido em uma família de oito irmãos, com uma mãe viúva que trabalhava como faxineira, doceira e vendedora de produtos de limpeza, Luís Fernando teve a oportunidade de ver sua irmã dançar em um projeto social, o que o incentivou a ingressar no curso de dança.
Com a ajuda de bolsas de estudos, Luís Fernando se profissionalizou e conquistou seu lugar no mundo da dança. Ele dançou no Brasil, na Dinamarca e nos Estados Unidos, e no meio do caminho, teve a oportunidade de conhecer a bailarina e ativista Ingrid Silva, que se tornou um exemplo decisivo para ele. Aos 15 anos, Luís Fernando assistiu a uma palestra de Ingrid Silva e se identificou com sua história de superação.
Um Exemplo Decisivo
Luís Fernando começou o curso de dança aos 13 anos, em um projeto social no Complexo do Alemão. Ele se apaixonou pela dança e se formou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, oferecida pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi lá que assistiu à palestra de Ingrid Silva, que se tornou um exemplo decisivo para ele. Luís Fernando disse que se identificou com Ingrid Silva, que ‘veio da mesma cidade, viveu coisas parecidas, superou e venceu’. Ele não imaginava que um dia dividiria os palcos com ela, mas Ingrid Silva disse que Luís Fernando tem uma história ‘lindíssima’ que é muito parecida com a dela.
Um Novo Capítulo
Em 2017, Luís Fernando conquistou uma bolsa integral na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Formado, ele atuou na Companhia Jovem do Bolshoi, mas não ficou por muito tempo. Em meio à pandemia de covid-19, Luís Fernando atravessou o oceano Atlântico e foi atuar no Tivoli Ballet Theatre, em Copenhagen, Dinamarca. Era a sua primeira experiência internacional. Ele disse que ‘vi a oportunidade de sair do Brasil e fazer parte de um lugar economicamente muito bom’. Ele ficou por três anos, até que uma coincidência o levou para os Estados Unidos.
Um Novo Desafio
Em janeiro de 2023, Luís Fernando soube da seleção na Dance Theatre of Harlem, histórica companhia fundada em uma garagem no Harlem, em 1969. Ele visitou um amigo em Nova York e descobriu que havia um espaço para ele na companhia. Luís Fernando disse que ‘tem espaço pra mim’ e se juntou à companhia. Ele agora dança ao lado de Ingrid Silva, que é sua parceira na Dance Theatre of Harlem.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo