A Poderosa não ganhou dois Grammys, mas disputou Homenagem e Canção, indicada por Mendes, em uma Premiação especial.
Na noite de 14 de novembro, a premiação do 25º Grammy Latino homenageou o músico Sérgio Mendes (1941-2024) com uma apresentação especial de Anitta e Tiago Iorc. Eles foram os únicos brasileiros a se apresentarem na cerimônia principal da premiação, realizada em Miami, nos Estados Unidos, com uma delegação de 400 artistas presentes.
O evento contou com uma apresentação de Anitta e Tiago Iorc, que dedicaram o momento ao músico Sérgio Mendes. Eles foram os únicos brasileiros a se apresentarem na cerimônia principal, entre uma delegação de 400 artistas que viajaram a Miami. O 25º Grammy Latino reconheceu a contribuição de Sérgio Mendes com uma homenagem especial, ao mesmo tempo em que o prêmio de Gravação do Ano foi entregue aos vencedores. O Melhor Álbum de Jazz foi outro dos prêmios entregues na cerimônia. A realização do Grammy é uma das mais prestigiadas premiações musicais do mundo, e a edição de 2024 foi uma oportunidade para reconhecer a excelência em música da América Latina.
Novidades Recentes no Mundo da Música
Jennifer Lopez contrata segurança atraente após a publicação dos direitos de Ben Affleck, enquanto Diogo Nogueira surpreende o público com seu show em uma estação de metrô de São Paulo. Além disso, Xororó e Noely se emocionam com a atitude do filho, Junior, e Anitta impressiona o público com uma performance intimista de ‘Mil Veces’, canção indicada ao prêmio de Gravação do Ano, no Grammy. Logo após, eles fazem um tributo ao veterano da bossa nova com a música ‘Mas Que Nada’, um dos maiores hits de Sérgio Mendes. A apresentação ficou bastante animada com a surpresa dos artistas, reforçando a conexão da canção de Mendes com o seu forte apelo internacional desde seu lançamento na década de 1960. Vale mencionar que, ao longo da trajetória, Mendes colecionou um prêmio Grammy e outros dois Grammys Latinos, demonstrando a sua influência duradoura na indústria musical.
Uma Noite de Celebração e Reconhecimento
Neste ano, Anitta recebeu duas indicações ao Grammy Latino, mas perdeu as duas categorias que disputava para outros artistas. Primeiro, ela disputou ao prêmio de Melhor Interpretação Urbana em Português num evento restrito com ‘Joga pra Lua’, porém foi derrotada por Gabriel O Pensador, Lulu Santos e Xamã com ‘Cachimbo da Paz 2’. Depois, a Poderosa precisou encarar grandes nomes da música internacional na categoria Gravação do Ano, no qual disputou com ‘Mil Veces’. O prêmio foi entregue pouco depois de sua apresentação intimista, mas ela acabou perdendo para Juan Luis Guerra, com ‘Mambo 23’.
Um Momento de Triunfo Brasileiro
Somente um brasileiro ganhou na premiação principal: Hermeto Pascoal, que disputava pelo Melhor Álbum de Jazz Latino com ‘Pra Você, Ilza’. Os outros artistas nacionais também foram premiados em categorias de música em português, antes do evento, que são consideradas extras por não fazerem parte da competição internacional. Este evento foi restrito a artistas e convidados da indústria musical. Confira a lista dos vencedores abaixo.
Os Vencedores do Ano
– Gravação do Ano: ‘Mambo 23’ — Juan Luis Guerra
– Álbum do Ano: Boca chueca, vol.1 — Carín León
– Canção do Ano: ‘Derrumbe’ — Jorge Drexler
– Melhor Artista Revelação: Ela Taubert
– Melhor Interpretação de Música Eletrônica Latina: Bzrp Music Sessions, Vol.53 (Tiësto Remix) – Bizarrap, Shakira
– Melhor Canção – Cantor Compositor: Derrumbe – Jorge Drexler (vencedor em empate) e Garcia – Kany Garcia (vencedor em empate)
– Melhor Álbum Instrumental: Tembla – Hamilton De Holanda & C4 Trío
– Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz: Pra Você, Ilza – Hermeto Pascoal & Grupo
Categorias em Português
– Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa): Deixa Vir – Vol II (Ao Vivo) – Thalles Roberto
– Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: Os Garotin De São Gonçalo – Os Garotin
– Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa: Erasmo Esteves – Erasmo Carlos
– Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa: Cachimbo da Paz 2 – Gabriel O Pensador, Lulu Santos, Xamã
– Melhor Álbum de Samba/Pagode: Xande Canta Caetano – Xande De Pilares
– Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira: Se o Meu Peito Fosse o Mundo – Jota.Pê
– Melhor Álbum de Música: Pra Você, Ilza – Hermeto Pascoal & Grupo
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo