Medida provisória mantida até Fraport restabelecer condições operacionais do aeroporto após alagamento.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibiu operações de pouso e decolagem de aeronaves no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, maior centro econômico do Brasil, devido às fortes chuvas que causaram alagamentos na região.
Os passageiros que tinham voos programados para o terminal de voos de Guarulhos, em São Paulo, foram realocados para outros aeródromos próximos, garantindo assim a segurança e o conforto dos viajantes durante o período de interdição do aeroporto principal.
Medida Provisória para Operações Aeroportuárias
De acordo com a agência reguladora, a decisão tomada, de caráter provisório, tem validade indeterminada e permanecerá em vigor até que a concessionária Fraport Brasil demonstre a restauração das condições para as operações aéreas no terminal. A determinação da ANAC foi baseada na impossibilidade de uso da pista e, consequentemente, de todo o complexo aerário do Aeroporto Salgado Filho, após o aeródromo ser atingido por alagamentos decorrentes das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o final de abril, conforme comunicado oficial da agência. Segundo a Anac, a situação do terminal de voos de Porto Alegre só poderá ser avaliada após a redução do nível de água no aeródromo e a análise dos danos causados.
Ampliação da Malha Aérea em Canoas (RS)
Para mitigar os impactos do fechamento do aeroporto, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) expandiu a malha aérea do Rio Grande do Sul, por meio da aviação regional, com voos comerciais no Terminal de Voos da Base Aérea de Canoas (RS), situada na região metropolitana de Porto Alegre. A comercialização de passagens começou a partir de terça-feira (21). A inclusão representa 18 novos voos, além dos 116 voos semanais divulgados na etapa inicial do plano de aviação de caráter emergencial na região.
Assunção da Operação do Aeródromo de Canoas pela Fraport
A Fraport assumiu a gestão do Aeródromo de Canoas. Conforme a Anac, a quantidade de voos anunciada na fase inicial do plano de emergência foi mantida, com adaptações para outros terminais aeroportuários regionais. Com o anúncio recente, o total de voos disponíveis para acesso ao estado será de 134.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo