Treinamentos estaduais com foco nas especificidades de cada local visando a eliminação de lacunas na saúde pública e melhores resultados.
Belém sediou, de segunda a quarta-feira (26 a 28), uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de aprimorar a assistência e tratamento das pessoas com hepatites virais no Pará. Essas ações integram o plano de erradicação das hepatites virais como questão de saúde pública no Brasil até 2030, e estão sendo conduzidas de forma regionalizada, considerando as particularidades de cada localidade.
Durante o evento, foi abordada a importância da detecção precoce e do tratamento adequado da hepatite B e hepatitis C para prevenir possíveis complicações. A meta é fortalecer as políticas de saúde e disseminar informações sobre as hepatites virais, visando reduzir a incidência dessas doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. cuidado
Fortalecimento da linha de cuidado em Hepatites Virais
Organizadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), as oficinas recebem apoio da Secretaria de Atenção Primária da Saúde (Saps) para promover a atenção voltada às hepatites virais. A secretária da SVSA, Ethel Maciel, destaca a importância das oficinas por estado no combate às hepatites, ressaltando a necessidade de um planejamento estratégico para alcançar um resultado ainda mais significativo.
Aproximadamente 70 gestores estaduais e municipais, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais participaram do treinamento, contribuindo para identificar e solucionar as lacunas existentes nos territórios. Essa ação visa atingir resultados mais eficazes na luta contra as hepatites, evidenciando a necessidade de uma atuação coordenada e eficiente de todos os envolvidos.
Aprimoramento da Coordenação Estadual de Hepatites Virais no Pará
Desde 2021, a coordenação estadual de hepatites virais do Pará tem se dedicado a fortalecer sua linha de cuidado, implementando estratégias eficazes para prevenir e tratar essas doenças. O Ministério da Saúde tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, apoiando as ações locais e estabelecendo metas claras para os diferentes territórios, visando a eliminação das hepatites virais no país.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo