ouça este conteúdo
Participação da primeira-dama em painel sobre empoderamento feminino para uma sociedade mais igualitária, com compromisso internacional em políticas públicas e tecnologias sociais.
A socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva destacou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em sua fala na noite de quarta-feira (24). Ela ressaltou que a Aliança Global pode ser fundamental para promover a igualdade social e combater as desigualdades existentes.
Além disso, Janja Lula da Silva enfatizou que a luta contra a Fome e a Pobreza requer a união de esforços e a implementação de políticas eficazes. A Aliança Global surge como uma oportunidade para consolidar ações concretas e impactantes, visando a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis.
Aliança Global: Compromisso Internacional Contra a Fome e a Pobreza
A Aliança Global é uma iniciativa que visa promover uma sociedade mais igualitária através do compromisso internacional para mobilizar apoio político, recursos financeiros e conhecimento técnico. O objetivo é disseminar políticas públicas e tecnologias sociais eficazes no combate à insegurança alimentar em todo o mundo.
Durante as atividades realizadas no Rio de Janeiro, sob a presidência brasileira no G20, Janja destacou a importância da Aliança Global. Os encontros e eventos que compõem a agenda da semana abordam questões fundamentais para a erradicação da fome e da pobreza, fortalecendo o compromisso internacional.
Um dos painéis discutidos foi sobre ‘Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável’, realizado no Galpão da Cidadania, sede da ONG Ação da Cidadania, fundada por Herbert de Souza, conhecido como Betinho, que há décadas atua na mobilização nacional contra a fome.
No evento liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi lançada a força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Lula ressaltou a importância das escolhas políticas na luta contra a fome, enfatizando a necessidade de acesso aos alimentos.
A expectativa é que a Aliança Global promova experiências bem-sucedidas, como a transferência de renda, alimentação escolar, cadastro de famílias vulneráveis, apoio à agricultura familiar, entre outras medidas. Lula tem se dedicado a costurar apoios e realizar reuniões em prol da iniciativa.
O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, elogiou os conceitos da iniciativa, que incluem a taxação dos super-ricos para financiar ações concretas. Janja, usando um vestido produzido por bordadeiras de Bangladesh como homenagem, destaca a importância de reunir conhecimento e tecnologias para impulsionar políticas públicas de sucesso.
Janja estará na linha de frente da articulação da Aliança Global e aproveitará sua viagem a Paris para discutir o assunto com autoridades políticas francesas. Representando o presidente Lula na abertura dos Jogos Olímpicos, ela reforça o compromisso do Brasil na luta contra a desigualdade e na promoção de políticas públicas eficazes.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo